Na Política

Biblia Online

05/07/17 | 09:18h (BSB)

Caminhoneiros são contemplados com proposituras

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) é autora de algumas proposituras que beneficiam essa categoria que, no seu entender, são “verdadeiros desbravadores das estradas” que contribuem decisivamente com o crescimento e o desenvolvimento do Brasil.

Para ela, essa atividade profissional marca, define e identifica o povo de Itabaiana, sua terra natal. “Antes de o dia 30 de junho ser estabelecido como Dia do Caminhoneiro, pela lei federal 11.927, a data já era comemorada em nossa cidade”, afirmou. “Os caminhoneiros, especialmente, os da minha querida Itabaiana, são profissionais cuja vivência diária é construída na obrigatória renúncia do convívio familiar, no enfrentamento dos riscos da natureza, na violência do trânsito, na distância e silenciosa saudade, na insegurança da chegada e na superação dos seus limites”, enfatizou a parlamentar.

Dentre as propostas que contemplam esses profissionais, está a Indicação 83/2012 sugerindo ao Governo do Estado que crie e mantenha um programa de saúde para os caminhoneiros. “A extensão carga horária de trabalho, associada às tensões e riscos naturais da profissão que exercem, acabam por gerar problemas de saúde que, muitas vezes, são ignorados em função da necessidade de cumprir prazos para a entrega das cargas que transportam”, argumentou Maria Mendonça.

Outro fato apontado pela deputada é que somente cerca de 20% a 30% dos caminhoneiros dispõem de planos de saúde, mas mesmo assim nem sempre conseguem usufruir dos serviços prestados, considerando a falta de cobertura fora do seu domicílio. “Muitas vezes, esses planos cobrem apenas urgência e emergência. A situação se agrava com a falta de unificação do Sistema Único de Saúde, o que impede que o prontuário seja acessado em qualquer parte do país para que se conheça o histórico clínico do paciente”, afirmou Maria.


Outras Proposituras

É de Maria, também, o Projeto de Lei 112/2012 que confere a Itabaiana o título de Capital Sergipana do Caminhoneiro. Outra iniciativa é o Projeto de Lei 35/2016 (transformado na Lei 8.129), que atribui à Festa do Caminhoneiro, realizada há 52 anos em Itabaiana, o título de patrimônio cultural imaterial de Sergipe. A cidade serrana, que tem um comércio pujante, também, ostenta o título de Capital Brasileira dos Caminhões, a partir de iniciativa do senador Eduardo Amorim (PSDB).

Por Assessoria Parlamentar



18-11-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter