Na Política

Biblia Online

19/06/17 | 09:35h (BSB)

São João chega à Galeria J. Inácio em exposição temática

As artes visuais se misturam a figurinos artísticos e outros elementos que compõem a simbologia dos festejos juninos na nova exposição da Galeria de Arte J. Inácio, lançada nesta quarta-feira, 14. Intitulada “Sergipe é o País do Forró”, a mostra foi lançada com a animada apresentação da Quadrilha Junina da Escola Estadual Alencar Cardoso, com alunos de 9 a 12 anos de idade.


Na abertura, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, reforçou a importância de desenvolver ações que reforcem a identidade sergipana. “O Governo do Estado tem uma preocupação muito grande com que a nossa cultura não perca suas origens, suas raízes. Esta exposição é uma forma de resgate desta cultura e de interação com a sociedade, demonstrando mais uma vez que nossos equipamentos públicos estão à disposição dos sergipanos. É mais uma ação da Secult para consagrar os festejos juninos que foram abertos ontem, no dia de Santo Antônio”, declarou o secretário.


Com curadoria da diretora da Galeria, Jane Junqueira, a exposição é composta por pinturas em tela dos artistas visuais Joel Dantas, Jo’k, Fábio Sampaio, Adauto Machado e Ana Denise, que também trouxe xilogravuras e fotos de Diogo Di Souza. Para remeter ainda mais ao período, a mostra conta ainda com um exemplar do tradicional Barco de Fogo de Estância, além de vestimentas das quadrilhas juninas Unidos em Asa Branca, Pioneiros da Roça, Luiz Gonzaga e Abusados da Roça.


Segundo Jane Junqueira, a J. Inácio tem recebido de 200 a 300 visitantes por mês, sobretudo de um público formado por estudantes. “A Galeria de arte tem que receber toda a celebração que é ligada à cultura, e o festejo junino é uma marca da nossa cultura nordestina e sergipana. Então, através desta exposição, as pessoas vão ter a oportunidade de ver trabalhos de artistas sergipanos e de quadrilhas juninas que fazem parte das nossas raízes”, afirmou.


A artista visual, Ana Denise, que já expôs diversas vezes na J. Inácio revelou que há muito tempo traz essa temática nos seus trabalhos. “Eu fotografo muito as festas de São João como estudo para utilizar nos meus trabalhos, mas tem uma característica, raramente coloco as fisionomias das pessoas que fotografo e no lugar faço o rosto das bonecas de pano daqui do mercado de Aracaju. Acho muito importante a presença das escolas na Galeria, porque cultura a gente ensina desde cedo. Quando eu fazia minhas exposições individuais, eu sempre rodava pelas escolas para ensinar as crianças, explicar como fazer, pois me estimula ver as crianças aprendendo”.


Alunos das escolas estaduais Professor Joaquim Vieira Sobral e Vitória de Santa Maria também visitaram a exposição. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alencar Cardoso, Cris Souza, contou que há anos a Escola frequenta a Biblioteca e a Galeria. “O cargo chefe da nossa escola é o livro. Então, eles gostam de ler e de frequentar estes espaços, que possibilitam o acesso aos artistas. Esta exposição é um resgate à cultura sergipana, importante para que as nossas crianças aprendam sobre sua identidade, e se desenvolvam sem esquecer suas raízes”, opinou.


“Eu achei a exposição incrível, é bonita e muito interessante, pois mostra uma cultura que não tem fim. Então, eu queria dar parabéns a todos os artistas que estão fazendo seus quadros para por nas bibliotecas e outros locais de cultura. Gostei muito desta pintura, porque parece que as pessoas estão vivas, ela me inspira”, afirmou a estudante de oito anos, Lara Letícia, que deseja ser escritora.

A exposição fica aberta ao público, com acesso gratuito, até o dia 03 de julho na Galeria de Artes J. Inácio, que fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.


Da ASN



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter