Na Política

Biblia Online

19/06/17 | 09:28h (BSB)

Ana Lúcia: "É preciso que o governo abra o diálogo com a categoria"

A Assembleia Legislativa de Sergipe recebeu  professores e professoras da rede estadual de ensino para acompanhar a palestra “Cenário da Educação Pública em Sergipe e o Desmonte do Magistério” proferida pela presidenta do Sintese, Ivonete Cruz. O convite da Casa foi feito através de um requerimento da deputada Ana Lúcia (PT).

Ivonete Cruz apresentou dados dos estudos realizados pelo Sintese que mostram como se deu a destruição da carreira ao longo de quatro anos (2012, 2015, 2016 e 2017) e a atual situação financeira de professores e professoras da rede estadual. Além disso, a presidenta destacou o aporte indevido, por parte do Governo do Estado, de recursos da Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE), a falta de estrutura física e pedagógica das escolas da rede estadual, sobretudo entre as escolas que receberão o programa Ensino Médio em Tempo Integral e a ausência de diálogo da atual gestão da Secretaria de Educação.

“Chegamos no limite. É preciso que o governo abra o diálogo com a categoria. Já são três anos de uma administração que não busca soluções em conjunto com a comunidade escolar. O panorama da educação na rede estadual de ensino aponta que o governo não pode continuar tratando a educação como tem sido tratada nos últimos anos, durante esta gestão. Os problemas precisam ser debatidos, mas acima de tudo, é preciso ação, é preciso proposta, é preciso mudar a politica”, destacou a presidente do Sintese.


Pior cenário da história


A deputada e professora da rede estadual, Ana Lúcia, participou do debate ocorrido após a palestra e confirmou a tragédia apresentada na exposição do Sintese. “A retomada da carreira do magistério é uma necessidade urgente. Em 43 anos como professora, nunca vivi uma situação como esta. A carreira dos professores está completamente destruída e o magistério público cada vez mais desvalorizado”, afirmou Ana Lúcia.


A parlamentar ainda informou que encaminhará um requerimento, em coautoria com a deputada Maria Mendonça, para que a Assembleia Legislativa constitua, de acordo com o regimento, uma Comissão Especial para acompanhar e propor alternativas diante dos graves problemas que o ensino público e os professores enfrentam no atual governo. “É preciso que esta Casa crie uma comissão especial e o Poder Legislativo participe desse processo pois o que estamos vendo hoje é um verdadeiro desmonte na educação pública de Sergipe”.

Da Assessoria Parlamentar



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter