Na Política

Biblia Online

16/06/17 | 08:11h (BSB)

Proposituras de Maria estimulam doação de sangue

No dia mundial do doador de sangue, celebrado na última quarta-feira (14), a deputada estadual Maria Mendonça (PP) destacou iniciativas de sua autoria que versam sobre o tema e que estimulam ações que favorecem a população sergipana.


Uma delas é o Projeto de Lei 250/2011, aprovado no ano seguinte e sancionado logo depois pelo Governo do Estado, transformando-se na Lei 7.590. Outra propositura é a Indicação, apresentada no ano passado, que sugere a criação do programa “Com o Hemóvel, o Hemose chega até você”.


O primeiro, explicou Maria Mendonça, versa sobre a execução do teste de tipagem HLA (Antígeno Leucocitário Humano) nos materiais coletados nas doações de sangue, objetivando posterior inclusão de dados no registro nacional dos doadores de medula óssea (Redome).


A ideia, adiantou a parlamentar, visa promover um aumento no número de cadastros no Redome, aproveitando o momento em que o doador já está no Hemocentro, desde que devidamente consultado e autorizando a disponibilização de amostra visando a realização do teste.


A segunda matéria, também aprovada pela Assembleia Legislativa, é uma forma de estimular a doação de sangue, já que nem sempre as pessoas têm como se deslocar até a capital para fazer tal procedimento. O Hemóvel é um automóvel devidamente equipado, para fazer a coleta das pessoas interessadas em fazer a doação. “É uma forma de manter o estoque de sangue sempre em ordem e com capacidade para atender as demandas registradas nas unidades hospitalares de saúde”, afirmou Maria, ressaltando que o ato de doar sangue, representar a doação de vida.

A deputada lembrou que em alguns períodos, como no carnaval e festejos juninos, há sempre uma necessidade maior em virtude dos constantes acidentes registrados.


Da Ascom



20-10-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter