Na Política

Biblia Online

03/04/17 | 08:18h (BSB)

Laércio Oliveira defende a unidade da bancada para a construção do Canal de Xingó

Mais uma vez o Canal de Xingó entra em discussão. O governador Jackson Barreto retomou os debates sobre a construção do Canal recebendo a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, para discutir a execução do projeto, juntamente com técnicos da área do governo e da própria Codevasf, deputados estaduais e deputado federal Laércio Oliveira.


A reunião foi resultado da iniciativa do governador, que retomou o debate sobre a importância da obra depois de ler o livro 'Linha Mestra Xingó’, de autoria do engenheiro Renato Conde Garcia. De acordo com o estudo técnico, existe a possibilidade de um colapso hídrico no estado nos próximos anos, mas o Canal de Xingó poderá ser a solução desse problema.


O deputado Laércio Oliveira fez alguns questionamentos à presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, dentre eles, pediu para que ela explicasse melhor como é o projeto atual e suas etapas para que todos entendessem melhor. Kênia explicou que essa primeira fase do Canal de Xingó será dividida em três etapas e vai beneficiar cinco municípios sergipanos. Explanou sobre valores, projeto técnico e obras, como tudo isso funciona. Falou também das diferenças do projeto de Sergipe/Bahia em relação ao de Alagoas, que está bem avançado. Aproveitou para pedir que a bancada de Sergipe seja unida em prol desse projeto para conseguir emendas. “Em Alagoas, além da parte técnica do projeto eles tiveram união parlamentar o que resultou em andamento do projeto e das obras. É preciso unidade dos parlamentares e do governador para esse projeto seguir”, explicou Kênia.


Laércio, como coordenador da bancada sergipana escolhido pela maioria, aproveitou a fala da presidente e disse: “a senhora usou uma palavra mágica, unidade. Venho tentando unir a bancada e, essa semana, vou tentar conversar com todos para construir a nossa unidade, sem ela não chegaremos a lugar algum. E um desafio do governador e por algumas vezes assisti a preocupação e a angustia dele com a questão da água. Nós vivemos uma crise hídrica e a luta dele, que muitas vezes se entristece é em função da impotência de poder assistir os sergipanos da melhor forma possível levando aquilo que é essencial para o ser humano, a água. É uma responsabilidade de todos nós fazer esse projeto acontecer. Já disse em entrevistas recentemente que não importa de que partido eu sou e o governador fez um gesto importantíssimo para o nosso estado em uma visita que nós fizemos, em Brasília, ao líder do Congresso André Moura, e o governador disse que o nosso palanque a gente arma na época de eleição, agora é o nosso estado que está em jogo. Não quero saber de que partido você é, nesse momento o que tem valor é ajudar o povo de Sergipe”, argumentou Laércio e enfatizou que esse projeto é necessário para diminuir os efeitos da seca no sertão.

O governador Jackson Barreto garantiu também que buscará apoio para execução das próximas etapas da obra. “O chamamento já foi feito para unidade da bancada de Sergipe no Congresso Nacional, além da participação direta também do governo do Estado. Nós moveremos todos os nossos esforços, não apenas com a nossa bancada, mas também com o nosso relacionamento em Brasília, por meio do Ministério do Planejamento”, afirmou.


Da Ascom



24-08-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter