Na Política

Biblia Online

29/03/17 | 13:10h (BSB)

Médicos continuam em greve; PMA tenta negociar

Os secretários municipais da Fazenda, Jefferson Passos, e da Saúde, André Sotero, se reuniram nesta terça-feira, 28, com a direção do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), com o objetivo de tentar por um fim à greve da categoria, que já chega a 60 dias. No encontro, que aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os representantes da administração reforçaram o apelo do prefeito Edvaldo Nogueira para que a categoria retorne ao trabalho.

Jefferson Passos informou à direção do sindicato a decisão do governo municipal de manter inalterados os critérios definidos para o pagamento do salário de dezembro dos médicos, que são os mesmos aplicados ao conjunto de servidores da administração municipal. “As formas de pagamento continuam sendo a linha de crédito para o recebimento integral do salário de dezembro ou o parcelamento em 12 vezes. Esta é uma decisão que reflete o respeito do prefeito Edvaldo Nogueira a todos os servidores municipais. Não podemos tratar de forma diferenciada nenhuma categoria”, afirmou.

O secretário da Fazenda ainda enfatizou o esforço do prefeito para regularizar o pagamento da folha salarial do funcionalismo municipal. Ele destacou que o pagamento dos salários referentes a 2017 (janeiro e fevereiro) ocorreram em dia, dentro do mês trabalho; o 13º salário foi regularizado nos primeiros 10 dias da nova gestão, e uma linha de crédito especial foi disponibilizada para o pagamento dos vencimentos pendentes de dezembro, opção está que já conta com a adesão de mais de 60% dos médicos, o que torna sem justificativa a manutenção da paralisação.

Ele reforçou que a Prefeitura de Aracaju está adotando todas as medidas possíveis para minimizar a desassistência à população. “Estamos em um impasse, mas precisamos avançar para um consenso e, por isso, queria apelar ao bom senso dos médicos para que a greve chegue ao fim. Nossa proposta continua a mesma e um número significativo de médicos já recebeu o salário de dezembro através do empréstimo consignado, inclusive, o diretor do Sindimed, e não entendemos porque o movimento é mantido”, questionou.

“Sindicato não quis negociar”

Para André Sotero, o resultado da reunião foi frustrante porque, mais uma vez, os médicos não deram ouvidos ao apelo da Prefeitura de Aracaju. “Novamente, nos reunimos com o Sindicato dos Médicos sob a perspectiva de pormos um fim à greve, mas a categoria não chegou com o espírito de negociar, de conversar e ouvir. Os médicos querem um tratamento diferenciado, especial, o que não podemos aceitar, porque seria um desrespeito com os demais servidores. Lembramos que todas as demais categorias de trabalhadores da Saúde aceitaram o pagamento de dezembro como o prefeito Edvaldo Nogueira propôs e retornaram ao trabalho logo depois de liberado a operação especial de crédito. Por isso, não compreendemos a intransigência dos médicos”, lamentou.


Conselho

Membro do Conselho Municipal de Saúde, representando os usuários, Núbia Santana abordou a diretoria do Sindimed para entender as razões que levavam o movimento a se estender por tanto tempo. A categoria está paralisada desde 20 de janeiro. “Eu estava participando do seminário sobre saúde da mulher e quando soube dessa reunião convidei o Augusto (Augusto Couto, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde) para vir comigo e juntos tentarmos o consenso e assim acabar com essa greve que está prejudicando muito a população”, afirmou.

Ela disse ser difícil compreender as razões dos médicos, já que o pagamento dos salários está em dia. “Eu não estou nem a favor nem contra o sindicato ou a Prefeitura. Apenas acho que esse movimento já foi longe demais e precisa chegar ao fim. Este foi nosso objetivo ao virmos aqui hoje, o de tentar a conciliação, mas fui ofendida pelo diretor do sindicato, o Zezinho (José Menezes) e vou denunciar isso na imprensa”, disse.

Apelo

O prefeito Edvaldo Nogueira tem reiterado publicamente os apelos para que os médicos retornem ao trabalho. Sempre aberto ao diálogo, ele recebeu a direção do sindicato em duas oportunidades no início do ano. Depois disso, os representantes da classe foram atendidos pelos secretários André Sotero e Jefferson Passos.

No último final de semana, através das redes sociais, Edvaldo reforçou o pedido pelo fim da greve. “Aos médicos, reafirmo o meu apelo para que retornem aos seus postos de trabalho. 60% dos médicos já receberam salário de dezembro, via operação de crédito. 100% dos médicos receberam 13% e salários deste ano em dia. A população precisa do trabalho destes profissionais. Tenho compromisso com a população de Aracaju de priorizar a saúde. Assim tenho agido”, publicou.

De mesmo modo, nesta terça-feira (28), o prefeito anunciou que realizará o pagamento dos salários de todos os servidores ativos e inativos, referentes ao mês de março, na próxima sexta-feira (31). Ou seja, pelo terceiro mês seguido, o novo governo municipal cumprirá o pagamento dos salários dentro do período trabalhado.


Da Ascom



19-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter