Na Política

Biblia Online

24/02/17 | 08:16h (BSB)

PMA inicia obras de limpeza no canal da 13 de Julho

O prefeito Edvaldo Nogueira esteve na tarde desta quinta-feira, 23, com sua equipe na região do Calçadão da Praia Formosa, onde está sendo realizado um trabalho de prevenção de alagamentos. O serviço, que é executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), visa minimizar os impactos que as chuvas e a maré alta têm causado nos últimos meses.

 

Segundo o prefeito, a região vive o reflexo de uma obra que foi feita sem estudo de impacto ambiental e a situação precisa ser resolvida. “Não foi feito um estudo na gestão passada, quando foi realizada essa obra da Praia Formosa e, por conta disso, nós estamos sofrendo a consequência. Aqui, está sendo feito um paliativo para que as chuvas e a maré de março não transbordem o canal da avenida Anísio Azevedo, como está acontecendo agora. Nós vamos realizar o estudo e encontrar a saída definitiva para este problema, que provavelmente será a canalização. Por enquanto, vamos fazer esse trabalho paliativo a fim de evitar maiores danos à população da área”, afirmou.

 

A expectativa é que, no máximo em 15 dias, sejam retirados de 800 a 1.000 metros cúbicos de areia, já que os alagamentos afetam uma área muito extensa, que compreende a Treze de Julho e a região das clínicas no bairro São José. “Nós iniciamos um trabalho de desobstrução do canal da 13 de Julho, através de uma dragagem, que é feito através de uma bomba que possibilita a retirada da areia. Esse trabalho vai aliviar o acúmulo de restos de esgotos e de água contaminada que se encontra no canal. Precisamos nos prevenir por causa das chuvas que estão chegando, para evitar que haja todo um refluxo de água para as residências ao longo do canal. Agora o trabalho definitivo ainda será objeto de análise”, explicou o presidente da Emurb, Antônio Sérgio Ferrari.

 

Para este trabalho ser iniciado pela Emurb, foi realizado um levantamento emergencial da situação do canal da 13 de Julho em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). De acordo com o secretário César Viana, essa foi uma das primeiras ações solicitadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “A sociedade vem reclamando muito do mau cheiro, da falta de renovação de água desse canal. No levantamento, verificamos que somente dez centímetros de água estavam circulando e o restante estava assoreado. Isso proveniente da obra do Calçadão da Praia Formosa feita pela administração anterior que acabou assoreando, ou seja, levando areia para a entrada do canal”, afirmou.

 

O secretário ainda falou da urgência em fazer esse trabalho paliativo. “No mês que vem começam as chuvas, bem como as marés mais altas. Isso significa que esse trabalho é necessário pra evitar mais transtornos pra essa comunidade e para o meio ambiente. A Emurb contratou as máquinas que foram autorizadas pelo prefeito para essa situação de emergência. Como já foi dito, não é algo definitivo, mas vai resolver em partes a situação”, completou.

 

Quem passava na região, a exemplo do farmacêutico Januário Gomes Gonzaga, ficou satisfeito com a iniciativa. “Fique feliz por saber que o nosso prefeito está trabalhando para o bem do nosso povo. Esse problema realmente precisa ser solucionado. Só de saber que ele será, volto pra cada bem tranqüilo, porque gosto muito de frequentar esse local”, disse.

 

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Antônio Bittencourt (PcdoB), acompanhou a ação e ressaltou a importância da obra para a comunidade. “É um benefício. Sabemos que se trata de uma medida paliativa, mas fundamental para que a gente possa ter as condições do canal normalizadas. Foi feita uma intervenção nessa área na gestão passada, sem muito cuidado sob o ponto de vista técnico. É importante que essas ações preventivas, que já foram feitas quando Edvaldo foi prefeito da capital, sejam retomadas pra que não haja um problema maior no futuro”, finalizou

 

Presenças

Os secretários municipais da Comunicação, Luciano Correia, e da Juventude Esporte e Lazer, Jorge Aráujo Filho, também estiveram no local. Além deles, os vereadores Palhaço Soneca (PPS), Bigode do Santa Maria (PMDB), Thiaguinho Batalha (PMB), o presidente da Câmara Nitinho (PSD). 

 

Da Ascom PMA

 

 

 



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter