Na Política

Biblia Online

12/01/17 | 10:18h (BSB)

Senador e Governo do Estado disputam quem solicitou Força Nacional em Sergipe

Do Portal NaPolítica

Uma discussão acirrada sobre quem solicitou a Força Nacional para Sergipe. De um lado o senador Eduardo Amorim (PSC) afirma que ele que solicitou através de uma reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), por outro lado a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que só governador do estado pode solicitar a Força Nacional.

 

Em nota Eduardo Amorim explicou que foi uma reivindicação dos parlamentares. "Atendendo à solicitação dos parlamentares, o ministro informou que a partir de janeiro/2017, ou seja, deste mês, seriam desenvolvidas ações que visassem intensificar o combate à criminalidade na região metropolitana de Aracaju pelo “Plano Nacional de Segurança Pública”. Dentre as prioridades, foram listados a proteção das mulheres vítimas de violência; da racionalização do sistema prisional e o combate aos grandes criminosos como no caso do tráfico de drogas. Antes o Plano atenderia apenas as capitais Porto Alegre (Rio Grande do Sul), e Natal (Rio Grande do Norte)".

 

Ainda acrescentou: "A vinda de tropas da Força Nacional de Segurança para o nosso Estado também foi requerida, assim como também pontuamos o desleixo que o governo atual tem mostrado com sua incompetência, não apenas nas questões relativas à Pasta da Segurança Pública, mas a todos serviços públicos prestados pelo Estado".

 

A SSP também enviou nota explicando a situação afirmando que a vinda da Força Nacional foi um esforço do governador e dos gestores da SSP. "Não cabe a um senador nem qualquer outro membro do legislativo solicitar o emprego da Força Nacional, porque a competência formal, legal e personalíssima é do chefe do Executivo estadual e do DF ou ministro de Estado. Aliás, o envio da Força Nacional para Sergipe é apenas um dos itens de composição do Plano Tático Integrado de Segurança Pública, construído em todo mês de Dezembro entre representantes do Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. O apoio do Governo Federal a Sergipe passa por um esforço concentrado do governador Jackson Barreto e gestores da SSP desde maio de 2016. Não foi apenas um encontro com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o secretário Nacional da Segurança Pública, Celso Perioli, mas sete reuniões com pautas pré-definidas".

 


Da redação



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter