Na Política

Biblia Online

25/10/16 | 17:06h (BSB)

Maria Mendonça cobra informações do Proinveste: "A obra do Hospital do Câncer está parada"

A deputada Maria Mendonça (PP) solicitou através de Requerimento que os secretários estaduais Valmor Barbosa e Jeferson Passos, responsáveis pelas Secretarias da Infraestrutura e Fazenda, respectivamente, encaminhem a Assembleia Legislativa, relatório detalhado sobre o uso dos R$ 567 milhões do Proinvest, cujo projeto foi aprovado em maio de 2013 pela unanimidade dos deputados, atendendo a uma solicitação do então governador Marcelo Déda (in memorian).


No documento a ser encaminhado pelos auxiliares do governador Jackson Barreto (PMDB), conforme solicitou a deputada, devem constar a lista obras acabadas, com os respectivos valores aplicados; as obras iniciadas e não concluídas, com a devida justificação; o cronograma das que estão em andamento ou a ser iniciadas, com seus devidos custos; saldo em conta, etc. “Passados mais de três anos e meio, faz-se necessário, um esclarecimento aos parlamentares e à sociedade sobre como estão sendo aplicados esses recursos”, argumentou Maria, que protocolou ontem (24) um Requerimento junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa, com esse propósito.


De acordo com a deputada, apesar do tempo, pouca coisa foi executada. Das 30 obras estruturantes previstas no Projeto encaminhado pelo Governo, quando da aprovação do Proinvest, apenas quatro pequenas foram realizadas. “E as demais? Qual é a previsão? E os recursos? É preciso que tudo seja devidamente esclarecido, pois não é justo que por inaptidão do Governo a população continue pagando uma dívida que não tem lhe garantido melhorias”, destacou Maria Mendonça, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, ressaltando que “não é possível continuar aguardando a “boa” vontade de um administrador que não quer fazer acontecer o devido desenvolvimento de Sergipe”.


De acordo com a deputada, “por descompromisso e falta de planejamento, o Estado está sendo levado ao caos absoluto e o Governo não reage, não mostra a necessidade de fazer valer o direito do cidadão sergipano que paga os seus impostos e que espera que o gestor de plantão trabalhe para um Estado eficiente e eficaz”. Para ela, “o povo está pedindo clemência, pois já não aguenta continuar pagando pelo desinteresse do Governo para com o Estado e para com a gestão pública”.


“Para se ter uma ideia”, ressaltou Maria Mendonça, “a obra do Hospital do Câncer está parada. Fez-se apenas a terraplanagem. O Ceasa de Itabaiana, que seria contemplado com os recursos do Proinvest, só o atual Governo já foi no município assinar Ordem de Serviço quatro vezes. E olhe que estamos falando de central de abastecimento tão importante para o Agreste. Houve uma emenda de R$ 14 milhões para essa obra e até agora não saiu do papel”, lamentou Maria, ressaltando os sergipanos clamam para que o Governo “saia dessa paralisia”.


Maria rememorou a grande peleja da oposição, à época, para que o Governo elencasse as obras e ações que seriam contempladas com os recursos para que a Assembleia não emitisse um cheque em branco, sem qualquer garantia do que seria feito. “Quase nada do que nós aprovamos, foi feito e nós não podemos calar diante disso. Temos a obrigação de prestar contas à sociedade sergipana”, afirmou, adiantando que espera contar a com compreensão dos seus pares para que o Requerimento seja aprovado e o Governo tenha a oportunidade de se explicar para a população.

Da Ascom Parlamentar



18-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter