Na Política

Biblia Online

05/09/16 | 08:39h (BSB)

OAB/SE instala Comitê de Combate à Corrupção

Durante a instalação do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e Caixa 2, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, defendeu a democracia como uma ferramenta contra a corrupção. De acordo com ele, é através do sistema democrático que a corrupção tem sido denunciada e combatida.


Em sua fala, Henri Clay afirmou que não é a democracia que ocasiona a corrupção. “É através dela que a corrupção tem sido denunciada e combatida”. Para tanto, o presidente da Ordem conclamou a participação da sociedade e a conscientização dos cidadãos de que é preciso defender, acima de tudo, o Estado Democrático de Direito para varrer às mazelas do país.


O coordenador do Comitê, Wilson Wynne de Oliva Mota, relembrou a atuação histórica da entidade em defesa dos interesses da sociedade. “Sempre que o direito da população esteve ameaçado de alguma forma, a OAB se fez presente. Em um momento como esse, onde o Brasil infelizmente é tomado pela corrupção, a OAB não agiria diferente”, disse.


Para o diretor da Associação dos Magistrados de Sergipe, Antônio Henrique Almeida Santos, o Comitê tem uma importância essencial no momento em que o país atravessa. “Sabemos que a corrupção é tão antiga quanto o próprio país. O que há de novo é um amadurecimento das instituições no sentido de, em uma forma mais consciente e ordenada, combater a corrupção”.


Atuante há muito tempo na luta contra a corrupção, o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Ricardo Lima, reafirmou a força da sociedade e relembrou que, através da Lei 9840, uma lei de iniciativa popular, mais de 700 candidatos eleitos já foram cassados. “Isso demonstra que vale a pena estar aqui e que vale a pena continuar insistindo”, afirmou Ricardo.


Na ocasião, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Ângela Dantas, afirmou que a transparência nos gastos das campanhas eleitorais é parte fundamental no combate à corrupção. “O Conselho Regional está agindo principalmente na transparência da prestação de contas. A gente tem trabalhado de maneira muito intensa com isso”, garantiu.


O comitê de combate ao Caixa 2 é fruto da parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Participam do Comitê, em Sergipe, o CRC/SE, o Conal, a Amase, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Radialistas e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Para auxiliar no processo de vigilância, os eleitores contarão com o aplicativo desenvolvido pela OAB Nacional, para aparelhos celulares, capazes de formalizar denúncias, que serão analisadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Baixe-o e realize e acompanhe as denúncias direto pelo celular.


Da Ascom/OAB/SE



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter