Na Política

Biblia Online

26/08/16 | 19:55h (BSB)

PMDB/SE apresenta 162 candidaturas de mulheres

Pelo menos 30% das candidaturas de cada partido devem ser reservadas às mulheres, garante a legislação eleitoral vigente. Além de se esforçar para cumprir a lei, o PMDB de Sergipe vai além, garantindo a participação das mulheres não apenas na eleição, mas no dia-a-dia do partido. Como resultado destas ações o PMDB está apresentando nas eleições deste ano 162 candidatas mulheres, em 61 municípios sergipanos – sendo seis delas candidatas a prefeitas, outras seis candidatas a vice-prefeitas e 150 candidatas a vereadoras.

 

Em Aracaju, por exemplo, são oito postulantes às vagas da Câmara Municipal. São elas: Avanize Madalena dos santos (15115); Andreia Cristina Santos (15120); Juliana Bomfim (15072); Josineide Silva (15200); Dalila Maria de Jesus (15888) ; Laudiceia Oliveira da Silva Santos (15670); Licia Vanessa Santos (15890) e
Luciana Gabriella Barbosa dos Santos (15500)

 

No interior do estado, as mulheres do PMDB estarão participando ativamente da disputa em vários municípios. Na Barra dos Coqueiros, por exemplo, são sete candidatas à vereança; Em Japaratuba, também são sete mulheres na disputa; em Lagarto, são seis; Em Maruim e Pinhão, cinco; Tobias Barreto e Umbaúba possuem quatro.

 

Prefeitas

Seis mulheres filiadas ao PMDB vão disputar o comando de prefeituras. São elas: Cândida Leite (Riachuelo), que busca a reeleição; Ana Rosa Oliveira (Pinhão); Diva Melo (Pacatuba); Verônica Silva (N. Sra. de Aparecida), também tentando a reeleição; Maria das Graças Souza Garcez (Itaporanga d’Ajuda), buscando a reeleição e Ivete Ramalho de Souza (Japoatã).

 

Vice

Estão na disputa compondo a chapa como candidatas a vice-prefeitas: Maria Aparecida Santana (Santo Amaro das Brotas); Maria Valdirene Aragão (Monte Alegre); Heloísa dos Santos (Malhada dos Bois); Maria Goreti (Itabi); Jaqueline da Silva Souza (Divina Pastora) e Cristiana dos Santos (Cristinápolis).

 

Mulheres na política

De acordo com a presidente estadual do PMDB Mulher, Acácia Calazans, o PMDB Mulher Estadual tem sido atuante, através do seu programa ‘Mulher em Ação’, que desde novembro 2015 trabalha para inserir as mulheres de todo Estado na política. Um dos principais instrumentos para isso são as ‘Rodas de Conversas’, que acontecem em diversos municípios, onde se estimula as mulheres a participarem das atividades partidárias.

 

“E este foi o belo resultado que tivemos, com mais mulheres na política. Vamos agora esperar o resultado das eleições, em outubro de 2016, para avaliarmos o nosso trabalho. Acreditamos no potencial de cada mulher que colocou o seu nome à disposição do partido para que fosse avaliado perante a toda a sociedade, buscando assim ocupar o seu espaço de poder”, falou Acácia.

 

Já o presidente do Diretório Municipal do PMDB em Aracaju, deputado Garibalde Mendonça, disse que a presença da mulher brasileira no conjunto da sociedade é cada vez mais crescente. Entretanto, afirma ele, “não se observa tanto assim nos ambientes legislativos, quando temos na maioria das Casas uma esmagadora presença masculina”.

 

Para ele, é preciso estimular e movimentar essa disposição feminina, para que as representações nas Casas aumente em proporções mais niveladas. “O PMDB já vem fazendo sua parte, atingindo em algumas cidades, o número mínimo de vagas para mulheres exigido pela legislação eleitoral, como fizemos no diretório de Aracaju, explicou o deputado.

 

Do PMDB/SE



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter