Na Política

Biblia Online

27/07/16 | 15:00h (BSB)

Presidente do TJSE assina adesão ao Sistema Eletrônico de Informações

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Des. Luiz Mendonça, assinou no dia 26.07, durante evento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a adesão ao uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Além do TJSE, presidentes dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, Distrito Federal, Roraima, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul e Pernambuco, também assinaram a adesão à nova ferramenta de comunicações eletrônicas.

Ao aderir ao SEI, o Judiciário sergipano dará mais celeridade, praticidade e objetividade na tramitação das suas comunicações oficiais. “Com o sistema, todas as comunicações, ofícios, entre outros, serão assinados e armazenados eletronicamente, dando mais rapidez e segurança na tramitação dos documentos. O sistema será responsável por gerenciar toda a documentação administrativa em ambiente virtual”, explicou o presidente do TJSE.

Para o Presidente do TJMG, Des. Herbert Carneiro, a ferramenta é de grande valia para os tribunais, pois, ao produzir, tramitar e armazenar, de forma eletrônica, documentos que sempre estiveram em pilhas de papéis, trará celeridade, economia e transparência. “Estamos todos imbuídos no mesmo propósito, que é produzir um serviço judiciário de melhor qualidade e uma gestão cada vez mais eficiente”, afirmou.

O Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, afirmou que esse sistema traz uma mudança de conceito. “Em um Estado como Minas Gerais, com uma quantidade expressiva de comarcas, eliminar toda a papelada administrativa significa redução de tempo, espaço e dinheiro, contribuindo diretamente para o meio ambiente”, ponderou.

O magistrado acrescentou que o Conselho dos Tribunais de Justiça tem o importante papel de promover a integração e a troca de experiências entre as instituições. “Essas ações em conjunto colaboram para o compartilhamento das boas práticas administrativas e judiciárias, por pequenas que elas sejam”, explicou. Segundo ele, os tribunais integrantes agem por adesão e colaboração.

O SEI foi totalmente criado e desenvolvido por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é cedido sem custos para outras instituições públicas. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico.

A plataforma já é adotada por mais de 80 instituições brasileiras, além dos Ministérios das Comunicações (MiniCom) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que está implantando-a na administração pública federal, nos Estados e municípios, no projeto de processo eletrônico nacional chamado PEN-SEI.

Participou também do evento de adesão ao SEI e da reunião técnica para implantação do serviço, a Secretária de Tecnologia do TJSE, Denise Martins Moura Silva.

Com informações da Ascom do TJMG



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter