Na Política

Biblia Online

22/03/16 | 12:04h (BSB)

TRE aceita denúncias da PRE/SE contra Augusto Bezerra e Jean Ferreira

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) aceitou denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) contra o deputado estadual Augusto Bezerra de Assis Filho, devido às acusações caluniosas de crime feitas por ele, em mais de uma oportunidade, contra Fábio Henrique Santana de Carvalho, atual prefeito do município, durante a campanha eleitoral de 2012. Se condenado, somadas as penas pelos crimes podem chegar a oito anos de reclusão.


O Tribunal também aceitou denúncia da PRE/SE contra o prefeito da cidade de Boquim, Jean Carlos Nascimento Ferreira, por compra de votos nas eleições de 2012. Pelo crime, ao final do processo, o prefeito e uma eleitora podem ser condenados a até quatro anos de prisão.


Nossa Senhora do Socorro - Segundo a denúncia feita por Augusto Bezerra na época, Fábio Henrique teria comprado uma pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto Padrão e veiculada nos principais jornais do estado, com o objetivo de alterar as porcentagens dos candidatos para, consequentemente, prejudicá-lo.


A denúncia do então candidato a prefeito foi divulgada, várias vezes, por meio do Twitter, Facebook e da página oficial do candidato na internet, em 12 de junho de 2012. O candidato também registrou Boletim de Ocorrência na Superintendência da Polícia Civil do estado, em 15 de junho de 2012. Ainda segundo Augusto Bezerra, a pesquisa que circulou em vários jornais do Estado havia sido contratada a mando de Fábio Henrique.


Após investigações, no entanto, constatou-se que Augusto Bezerra mentiu, pois não apresentou dados nem contestou os valores sugeridos aos outros candidatos. Além disso, a pesquisa não foi contratada por Fábio Henrique, mas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), fato que foi confirmado por João Augusto Celestino de Assis, então diretor-executivo da Rede Jornal de Comunicação, que abrange o Correio de Sergipe, um dos jornais que divulgaram espontaneamente a pesquisa.


Para a PRE/SE, além das informações caluniosas sobre a compra de pesquisa, Augusto Bezerra buscou propagandear de forma negativa Fábio Henrique com o intuito de se beneficiar nas eleições municipais. Dessa forma, praticou os crimes de denunciação caluniosa, previsto no código Penal, e de calúnia na propaganda eleitoral, previsto no Código Eleitoral.


Ao apreciar a denúncia o TRE/SE decidiu, por unanimidade, autorizar a ação penal contra o parlamentar. Assim, o processo seguirá o curso normal de oitiva de testemunhas de defesa e acusação para instrução da ação.


Boquim - Segundo os documentos do processo, em agosto de 2012, o então candidato a prefeito Jean Carlos foi até a casa de Michele Amado e ofereceu-lhe a quantia de R$ 150 pelo seu voto e de sua família. A conversa foi gravada por um vizinho de Michele, que acompanhava a conversa e que afirmou desconfiar das visitas que Jean Carlos vinha realizando durante a campanha e já ter ouvido relatos de compra de votos.


A gravação foi enviada à PR/SE e usada como prova na denúncia, aceita por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Da Assessoria de Comunicação



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter