Na Política

Biblia Online

04/02/16 | 08:57h (BSB)

"Esperamos que 2016 seja um ano de debates de importantes projetos”, diz João Daniel

Em seu primeiro discurso na Câmara em 2016, o deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou que espera que este seja um ano em que o Parlamento federal seja palco de grandes debates em torno de projetos importantes para o Brasil e não de uma agenda conservadora. Na tribuna, o parlamentar também destacou a “Carta de Caruaru”, documento resultado do Encontro Nacional da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado entre os dias 25 a 30 de janeiro, na cidade de Caruaru (PE).


“Esse documento deixa uma posição clara em defesa da unidade da classe trabalhadora brasileira, em defesa de uma agenda progressista e em defesa da construção de uma sociedade justa. É isso o que nós esperamos para 2016”, afirmou João Daniel. Segundo ele, todos sabem que o MST é um movimento social que tem por objetivo lutar por terra, por reforma agrária e por uma sociedade mais justa e fraterna. E foi nessa busca de solução para os graves problemas estruturais ainda existentes no Brasil, como a desigualdade e discriminação de etnia e gênero, concentração da comunicação e exploração do trabalhador urbano, que gerou uma ampla discussão que resultou na Carta de Caruaru.


Em 15 pontos, o documento expõe à sociedade a sua análise da atual crise do capitalismo mundial e do momento político vivido no Brasil, com a crescente atuação de forças conservadoras que pressionam o governo federal na implantação de políticas de caráter neoliberal na economia, com riscos de retrocesso em conquistas sociais obtidas, principalmente, nos últimos anos. “Como integrantes da Frente Brasil Popular nos somamos a este posicionamento do MST, apoiando a presidenta Dilma contra todo um processo de tentativa de quebra da institucionalidade brasileira, com a ameaça de persistir em um processo de contestação da sua eleição, com oposição que, longe de tentar construir alternativas para o Brasil, vive criando factoides a fim de desestabilizar a nossa democracia, construída com muita luta e que vem se consolidando ao longo das últimas décadas”, disse o deputado.

Ao mesmo tempo, João Daniel também destacou a importância de nesse momento se marcar posição em defesa de toda a classe trabalhadora e pela implantação das reformas políticas e tributária, principalmente na formulação e implementação de uma reforma agrária popular que leve a distribuição de terras às famílias camponesas e priorize a produção de alimentos sadios, baseada na agroecologia e na cooperação agrícola e no grande desafio do enfrentamento do modelo de agricultura do agronegócio e da intensificação da luta contra o uso de agrotóxico.


Da Ascom



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter