Na Política

Biblia Online

25/01/16 | 11:43h (BSB)

Profissionais e alunos são envolvidos na criação de áreas verdes

Através do programa ‘Aracaju Sustentável', a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está promovendo a arborização e criação de hortas verticais. Sob o eixo temático ‘plantando sementes e germinado qualidade', o órgão público tem criado áreas verdes nas unidades de ensino. A Escola Estadual Francisco Portugal - situada no conjunto Augusto Franco - está entre as contempladas e na manhã desta quinta-feira, 21, alunos e profissionais da educação se envolveram no plantio das árvores.


De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos, o serviço é gratuito e está aberto ao público. Ele explica que os interessados podem entrar em contato com a secretaria e agendar uma visita técnica ao espaço. "Há escolas que não possuem área para plantio de árvores, então, criamos hortas verticais e plantamos hortaliças que podem ser consumidas pelos alunos. Já quando há possibilidade do plantio de árvores, damos preferências as frutíferas para auxiliar na alimentação dos estudantes", detalha.


Plantar árvores e criar áreas verdes é uma garantia da Sema, porém, o dever de conservar é de quem solicita o serviço. O trabalho é executado de maneira consciente e há um estudo prévio do espaço e das plantas mais viáveis de serem plantadas no local. "Vemos qual é a demanda, as possibilidades para aquele espaço - seja para horta vertical ou árvores frutíferas - e envolvemos todo grupo escolar na atividade. A Sema dá o ‘start' e a escola deve assumir o compromisso em manter as plantas. Sempre procuramos deixar agentes multiplicadores ambientais dentro de cada escola", endossa a coordenadora Alana.


Desde que chegou a unidade de ensino que a diretora Marise Rabelo, notou a ausência de árvores e outras plantas na escola. Outro detalhe que lhe chamou a atenção foi a presença de espaços com terra que não eram utilizados para o plantio. "Isso me motivou a procurar uma maneira de aproveitar esses espaços e dar um toque verde em nossa escola", justifica. Através de pesquisas e de informações transmitidas pelo Conselho Estadual de Educação, a diretora soube que o órgão municipal é parceiro, atua na ampliação de áreas verdes e promove a conscientização ambiental.


"Percebi que poderíamos combinar projetos educacionais da escola com as propostas de educação ambiental e plantio de árvores promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Então entrei em contato com a Sema e uma equipe veio aqui, fez um estudo das áreas, apresentei os interesses da escola e fui orientada sobre as plantas mais viáveis que podem ser plantadas nos espaços da escola. Hoje é a realização de uma etapa de nossa parceria. Eles trouxeram as mudas, envolvemos os alunos nessa ação e iremos mobilizar professores e estudantes na conservação desses espaços", relata Marise.


Membro do Projeto Ajudantes do Bem, promovido pela escola, o estudante Lucas Gabriel, se coloca à disposição para conservar as áreas verdes. A boa vontade do menino deve-se à vontade pessoal dele em combater o aquecimento global. "Vou mobilizar meus colegas e também ajudar a cuidar das plantas. Todos nós devemos ser colaboradores para conservar nossa escola. A chegada dessas plantas e arvores é bom porque elas ajudam a renovar o ar que respiramos, teremos sombra e iremos minimizar os efeitos do aquecimento global", explica o aluno do 7º ano.


A ansiedade por ver as árvores crescer e a sombra é o que mais desperta o interesse do estudante do 8º ano, Vinícius Urgino. "O contato maior com o meio ambiente é muito bom para gente. Quase não temos áreas verdes na escola nem na cidade. Então, é essencial ter alguma reserva de planta para ver, observar e no futuro ter uma sombra para se encostar. Isso diminui o calor de nossa cidade", relata.

Tanto a estética quanto a possibilidade de levar o ensino para fora da sala de aula despertaram o interesse do aluno da turma do 7º ano, Jorge Alberto. "A paisagem fica melhor, nossa escol fica mais bonita. Também gostei de ter mais plantas aqui porque a professora poderá nos ensinar ao vivo sobre a função das plantas e como elas fazem para se manterem vivas", opina.


Da PMA



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter