Na Política

Biblia Online

22/01/16 | 10:36h (BSB)

Pesquisadores sergipanos lançam cinco livros nesta sexta-feira, 22

Nesta sexta-feira, 22, acontecerá o lançamento de cinco livros de pesquisadores sergipanos. A publicação da coleção é fruto da parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e a Editora do Diário oficial de Sergipe – Edise, orgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase . O evento acontecerá no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, às 17h30, em Aracaju.
As obras estão sendo publicadas por meio do edital de Apoio à Publicação de Livros, que tem por objetivo estimular a divulgação científica com apoio à publicação e circulação de livros científicos. O presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, destaca a importância da iniciativa.

“Desde 2013, a Fapitec/SE firmou essa parceria com a Edise visando estimular o desenvolvimento e a disseminação da produção científica em Sergipe. Nesta coleção, serão lançados cinco livros com temáticas diferentes que trazem temas importantes para a sociedade”, destacou Ricardo.

Para o presidente da Segrase, Paulo Sergio Araujo Santos, as obras enriquecem a biblioteca sergipana e contribuem para a consolidação do campo histórico educacional. No tocante a parceria da Segrase e Fapitec, Paulo Sergio destacou que “tanto a Segrase quanto a Fapitec são órgãos do Governo do Estado e a parceria representa uma ação importante na área da política pública”.

Livros

Os cinco livros que serão lançados são: Homicídios no Brasil e em Sergipe: uma análise sob a Ótica da Economia do Crime, de Mário Antônio Jorge; Campo Aberto: para a crítica da Epistemologia da Comunicação, de César Ricardo Siqueira Bolaño; Telenovela Brasileiras e Portuguesas: Padrões de audiência, de Raquel Marques Carriço Ferreira; Entre Papéis e Lembranças: o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para a história da educação, de Eva Maria Siqueira Alves; Estudo Teórico e Computacional do Mecanismo da Ferroeletricidade ManganitaExagonalMultiferroica LuMn03, de Adilmo Francisco de Lima e Afrânio Manoel de Sousa

Resumo

Eva Maria Siqueira Alves resgata em seu livro ‘Entre papéis e lembranças - O centro de educação e memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para história da educação’. a história do Centro de Educação e memória do Atheneu Sergipense. A produção almeja a valorização da história das instituições públicas e privadas e a preservação do patrimônio no âmbito cultural, social e educacional como forma de assegurar a memória da educação brasileira.
Raquel Marques Carriço Ferreira em sua obra ‘Telenovelas Brasileiras & Portuguesas: Padrões de audiência e consumo’, apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a audiência das telenovelas em Portugal e apresenta as razões da superação dos índices de audiência das telenovelas portuguesas sobre as brasileiras. O estudo apresenta, a partir da perspectiva das audiências, os motivos pelos quais o cenário da produção ficcional seriada tem se alterado em Portugal.

O livro ‘Homicídios no Brasil & em Sergipe – Uma análise sob a ótica da economia do crime’, de Marco Antonio Jorge, analisa as causas da dinâmica recente dos homicídios no Brasil e em Sergipe nos últimos dez anos, sob a ótica da Economia do Crime. Seus capítulos discutem e investigam as contribuições da economia para a compreensão da criminalidade, a relação entre a disponibilidade de armas de fogo e a criminalidade no Brasil, o impacto dos programas de transferência condicionada de renda à população mais carente sobre a criminalidade em nosso país.

A obra ‘Campo Aberto - Para a crítica da epistemologia da comunicação’, de César Ricardo Siqueira Bolãno, retoma e desenvolve a Teoria da Comunicação de corte marxista proposta pelo autor em seus trabalhos anteriores, com foco no debate epistemológico sobre o campo da Comunicação, recuperando ainda, de forma consciente e explícita, a influência de Celso Furtado. Com isso, reafirma a sua inserção no pensamento brasileiro e latino-americano, num momento especial de unificação do campo da Economia Política da Comunicação e da Cultura em nível internacional.

Estudo teórico &computacional – do Mecanismo da Ferroeletricidade da Manganita Hexagonal Multiferroica LuMnO3, de Afrânio Manoel de Sousa e Adilmo Francisco de Lima busca mostrar a importância da simulação computacional na solução de problemas quânticos de muitos corpos via teoria do funcional da densidade (DFT). Também reúne os conceitos básicos e a fundamentação teórica necessária para a compreensão de inúmeros fenômenos físicos. Em linguagem clara e acessível, os temas são abordados de maneira intuitiva, fazendo com que o leitor imagine o problema como um todo. Os autores usam argumentos sólidos e válidos, sem fazer uso exagerado de equações, tornando assim a leitura mais agradável. A produção é um valioso recurso para quem deseja aprender ou ampliar seus conhecimentos sobre física teórica e computacional, métodos de cálculo de estrutura eletrônica e física de materiais.


Da Ascom



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter