Na Política

Biblia Online

22/01/16 | 10:34h (BSB)

Tribunal de Contas se reúne com dirigentes do Sintese

A convite do conselheiro presidente Clóvis Barbosa de Melo, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica (Sintese) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 21, com membros da equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).


O objetivo foi apresentar supostas inconsistências nos relatórios orçamentários enviados ao TCE pelas administrações municipais e estadual nos anos de 2014 e 2015. Conforme a explanação dos sindicalistas, os gestores estariam encaminhando números irreais de modo a alegar falta de recursos nas negociações salariais.


De acordo com o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços, Adir Machado, ainda que em alguns casos as falhas possam ter justificativas, a reunião se reveste de importância, sobretudo, por tratar-se de um bem-sucedido exemplo de controle social.


"Nós valorizamos o controle social e eles fizeram um bom trabalho. Com a colaboração da sociedade o Tribunal pode, inclusive, aperfeiçoar suas rotinas de auditoria", comentou Adir, acrescentando que eventuais falhas apontadas serão analisadas nas auditorias programadas pela Corte de Contas para este início de ano.


Antes de chegar às conclusões, o Sintese criou um grupo de estudos com representantes dos municípios para analisar os dados informados. "Verificamos que há divergências de informação; uma forma de driblar a prestação de contas para inviabilizar as negociações com as categorias", colocou o professor Roberto Silva dos Santos, da diretoria executiva do Sintese.

"Os gestores demonstram uma realidade de gasto com pessoal muito acima da realidade; isso é o que trouxemos com esses relatórios para que o Tribunal possa agir para coibir essas fraudes", acrescentou.


Da Ascom



25-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter