Na Política

Biblia Online

23/11/15 | 13:13h (BSB)

Exposição fotográfica traz principais registros da religião afro em Sergipe

A diversidade da cultura afro está em evidência no Mirante da 13 de Julho. A unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) recebeu nesta semana a exposição fotográfica “Expressões do Axé”, que traz registros sobre as manifestações do candomblé no estado de Sergipe. Sob a lente da pesquisadora Janaina Couvo, fotografias das principais festas da religião afro que acontecem no mês de dezembro enfeitam a sala de exposição e contam um pouco da história de uma das religiões mais antigas do planeta.


A escolha do nome, segundo a pesquisadora, se deve ao significado da palavra axé, que significa no candomblé coisas boas. “A exposição é uma pequena mostra das coisas boas que estão presentes na religião afro, muitas vezes, olhada com maus olhos por parte da população. As expressões do axé, significa uma reunião de coisas boas, de registros que iluminam que os contemplam”, falou.


Distribuídas em 15 fotografias a mostra apresenta imagens da Festa de Santa Bárbara, do Afoxé, da lavagem e do caruru de Cosme e Damião, famoso por reunir dezenas de crianças no mês de setembro. Janaina explica que a exposição é uma pequena parte da pesquisa sobre as manifestações afro, que ela se debruça há mais de 15 anos.


“Sempre fui encantada pela religião afro e há mais de uma década decidi estudar suas diferentes forma de se manifestar. Esses registros é uma forma de mostrar que a cultura afro está presente em nosso cotidiano e que muitas vezes não percebemos isso. O objetivo é mostrar as belezas da religião que é de todos, pois todos nós somos descendentes da africanidade”, completou.

A exposição Expressões do Axé fica aberta ao público até o dia 30 de novembro. Para visita-lá é necessário apenas se atentar aos horários de funcionamento do Mirante, que funciona de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.


Da PMA



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter