Na Política

Biblia Online

20/11/15 | 09:53h (BSB)

Sergipe tem alerta para estiagem e pode atingir até 40 graus

Sistema de monitoramento aponta maior gravidade nas regiões semiáridas do estado

Às vésperas do verão, estação mais quente e seca do ano, a previsão para o estado é de agravamento da estiagem, sobretudo no sertão. De acordo com a sala de situação e monitoramento meteorológico e climático de Sergipe as temperaturas podem atingir 40 graus durante o período. O sistema de monitoramento aponta maior gravidade nas regiões semiáridas, indicando estágios de seca fraca, moderada e grave. No litoral a umidade ameniza os efeitos, mas não impede o aumento da temperatura. A previsão é que essa situação permaneça até o mês de abril, influenciando no atraso da estação chuvosa.


Segundo explica Overland Amaral, coordenador da sala de situação, o aumento da temperatura está relacionado ao El Niño, um fenômeno climático que influencia no aumento das temperaturas das águas superficiais do Oceano Pacífico, modificando a circulação geral da atmosfera no Brasil. “Enquanto nas regiões Sul e Sudeste o fenômeno se apresenta sob chuvas intensas, no Norte e Nordeste se caracteriza pelo tempo seco e quente”.


Diante do aumento da temperatura, a sala de situação informa que está havendo diminuição da umidade relativa do ar, que tem estado em torno de 30% nos semiárido. O percentual habitual é de 70%. “Essa baixa é comum nos períodos quentes e secos, mas pode acarretar riscos leves à saúde humana e animal. Por isso é fundamental que os produtores rurais busquem uma alternativa para minimizar os efeitos na produção”, alerta Overland.

A sala de situação e monitoramento meteorológico e climático de Sergipe está localizada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A coordenação é responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas e climáticas com o intuito de detectar possibilidades de eventos extremos, tanto de seca quanto chuvosos. Quando as possibilidades são detectadas, um boletim é emitido para a Defesa Civil.


Da ASN



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter