Na Política

Biblia Online

20/11/15 | 09:48h (BSB)

Emerson: "Transporte público jamais foi prioridade"

O vereador Dr. Emerson Costa, do partido Rede Sustentabilidade, ocupou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 19, para novamente cobrar do prefeito João Alves Filho ações mais concretas com relação à mobilidade urbana na capital.


O parlamentar listou uma série de consequências resultantes da falta de investimentos nesse segmento, algumas de suas razões, e frisou que a cidade tem perdido a oportunidade, com a atual gestão, de buscar promover um planejamento urbano e a constituição de um Plano Diretor capazes de instituir, de fato, a questão da mobilidade como prioridade e em sintonia com o que vem sendo debatido em outras capitas.


Para o vereador do partido da ex-senadora Marina Silva, a mobilidade urbana na capital sergipana tem sido prioridade apenas e tão somente enquanto discurso político, durante o processo eleitoral: “prova disso é que, até o presente, nenhum prefeito do município priorizou ou apresentou um projeto amplo de mobilidade, e em direção à melhoria dos serviços de transporte público”.


Ainda segundo o parlamentar, faz-se necessário um debate mais sério acerca desse tema e que o gestor público assegure um transporte coletivo de qualidade, que cumpra horários, que proporcione conforto à população e que também sirva de estímulo para o cidadão deixar o seu veículo pessoal em casa. “É preciso, também, vermos a possibilidade do uso de outros modais de transporte, a exemplo da possibilidade de uso de transporte fluvial, assim como estimular a que mais pessoas façam uso, por exemplo, de bicicleta. Para isso, é preciso que a prefeitura promova a ampliação e a manutenção adequada de nossas ciclovias”, afirmou o parlamentar.

Dr. Emerson Costa aproveitou para lamentar o alto índice de acidentes de trânsito na capital, especialmente envolvendo condutores de ciclomotores e cobrou, novamente, que o prefeito realize a licitação para o transporte público: cadê o Plano Diretor, no qual deve constar também o plano de mobilidade? Cadê a licitação para o transporte público? Por quê é que não se faz licitação no serviço público em Aracaju? Qual a relação entre as empresas e os gestores públicos? Nós estamos chegando ao final do terceiro ano e até agora nada de licitação”, reafirmou a parlamentar, lembrando, mais uma vez, que o prefeito João Alves Filho garantiu que tal licitação se daria no início do primeiro ano de seu mandato.


Da Ascom



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter