Na Política

Biblia Online

08/10/15 | 15:52h (BSB)

Assembleia vota projetos que ampliam atribuições do legislativo

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe votaram, na manhã dessa quinta-feira (08), projetos de lei, de resolução e indicações. Entre eles, um dos mais debatidos foi o Projeto de Lei nº 61/2015, de autoria do Executivo, que cria a unidade orçamentaria e autoriza o Estado a abrir crédito especial em favor da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese); o mesmo foi aprovado pela maioria, com voto contrário apenas do deputado Capitão Samuel (PSL).

Outro grande debate durante a sessão de votação, se deu a respeito dos projetos de resolução nº 23, 24, 25 e 26/2015, que fazem emendas a alguns itens da Constituição Federal, tais como:
Os artigos 22 e 24 - visando dar maior autonomia ao poder legislativo;

O “Caput” do artigo 60 - acrescenta o inciso IV que estabelece a iniciativa popular para apresentação de propostas de emenda à Constituição;

O inciso I do artigo 159 e suas alíneas A e B - modifica a composição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e do Fundo de Participação dos Municípios;

Os artigos 166 e 198 - estabelece que a União destinho, no mínimo, 10% da sua receita corrente bruta às ações e serviços públicos de saúde, excluindo desse percentual as emendas parlamentares ao orçamento.

Os referidos projetos foram aprovado pela maioria, contando com votos contrários apenas dos parlamentares Francisco Gualberto (PT) e Ana Lúcia (PT). Dentre as argumentações, Ana Lúcia explicou que não poderiam votar esses projetos, sem melhor discussão. “Não acredito que devamos alterar itens da Constituição Federal sem consultar o povo, isso tem que ser debatido através de uma constituinte e não da forma como estão querendo fazer aqui”.

Já para o líder da oposição, deputado Capitão Samuel (PSL), essas resoluções visam dar mais autonomia aos legisladores. “Nós só queremos fortalecer o poder legislativo, para que os deputados possam legislar com maior autonomia, que não acontece atualmente. Não estamos com jogos políticos”, afirmou.


Da Alese



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter