Na Política

Biblia Online

01/10/15 | 07:58h (BSB)

João Daniel destaca importância da luta para que o Campus da UFS no Sertão se concretizasse

O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou, na Câmara Federal, o momento histórico para a região do Alto Sertão de Sergipe, especialmente para a juventude, que foi a aula inaugural do Campus da Universidade Federal de Sergipe na região. Em discurso feito na sessão desta quarta-feira, dia 30, o parlamentar destacou que a chegada da universidade ao Alto Sertão é uma vitória de muitos anos de luta da juventude, Território e movimentos sociais. João Daniel esteve presente à aula inaugural, realizada na manhã de terça-feira, dia 29, proferida pela presidenta do Incra, Lúcia Fálcon, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).


“Essa foi uma luta histórica que sempre estivemos junto e ficamos muito felizes com a conquista desse Campus da UFS. Parabenizamos todos que também lutaram por isso”, disse, ao saudar o reitor, Ângelo Antoniolli, o vice-reitor, André Maurício, os integrantes do Território, prefeitos da região, os movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além de toda sociedade. “Esta é uma grande vitória e parabenizamos também a presidenta Dilma Rousseff, porque este é mais um campus da universidade para a juventude brasileira, em especial a sertaneja”, disse.


Inicialmente, 200 alunos estarão estudando no campus da UFS no Sertão, distribuídos nos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agroindústria. O deputado João Daniel relembrou o histórico de luta para que esse sonho antigo se concretizasse. Exatamente uma década. Em 2005, um documento com mais de 40 mil assinaturas de pessoas da região foi entregue ao então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reivindicando essa ampliação da oferta de ensino superior, através da instalação de um campus. Em agosto de 2011, um grande ato foi realizado, em Nossa Senhora da Glória, com presença significativa da população, quando foi assinado um termo de compromisso por gestores públicos da região, parlamentares e representantes de diversos setores do Estado e da UFS, ato este que teve a ajuda de João Daniel na sua construção.


O deputado lembrou que já em 2013, no dia 16 de março, durante a visita do então governador em exercício,
Jackson Barreto, ao município de Poço Redondo, foi entregue pela juventude uma carta pedindo apoio para a implantação do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Alto Sertão. Na ocasião, o governador se comprometeu a marcar audiência com o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e acompanhar essa solicitação. Meses depois essa audiência aconteceu em Brasília, da qual João Daniel participou, e o ministro garantiu que seria implantado o campus no sertão sergipano.

“Por isso temos hoje a felicidade de saber que os jovens do sertão de Sergipe têm a possibilidade de estar estudando em uma universidade pública, na sua própria região. De parabéns o povo lutador do sertão de Sergipe e temos certeza que a chegada do campus da UFS vai promover, cada vez mais, o desenvolvimento dessa região que abriga a maior bacia leiteira do Estado, além de ser responsável por significativa produção de milho e feijão”, afirmou.


Da Ascom



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter