Na Política

Biblia Online

02/09/15 | 07:22h (BSB)

Maria cobra funcionalidade da Lei que garante rápido atendimento a pessoas com câncer

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) cobrou hoje a funcionalidade da Lei que garante que os pacientes com câncer, iniciem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias. “Apesar de existir essa Lei, sancionada há quase um ano, continuamos vendo as pessoas enfrentando uma longa espera por consultas, por exames e pelo tratamento contra a doença. Isso é lamentável. Não podemos aceitar esse descaso. Se a Lei existe, é para ser cumprida”, advertiu.


Maria observou que muitas vezes os pacientes chegam a esperar vários meses para iniciar o tratamento, o que dificulta muito a cura e, em muitos casos, pode levar a morte. “Não precisa ser especialista para entender que o tratamento no tempo adequado, contribui sobremaneira para um resultado positivo”, afirmou a senadora por Sergipe.


De acordo com Maria, apesar de segmentos do governo declararem que essa política vem sendo adotada, a prática mostra algo bem diferente. “O que se vê, diariamente, em várias partes do pais, inclusive em Sergipe, são pacientes oncológicos que enfrentam verdadeira peregrinação em busca de atendimento”, disse a senadora, ao lamentar que a Lei não seja respeitada e os pacientes continuem tendo os seus tratamentos procrastinado, dificultando a melhora.

“Garantir esse atendimento rápido, é a única forma de reduzir os casos de mortes provocadas pela doença”, observou Maria do Carmo, acrescentando que, “infelizmente, os números têm mostrado a ineficiência do Sistema Único de Saúde, no sentido de garantir agilidade. Se a Lei existe, vamos fazê-la valer, pois o câncer não espera: mata”.


Da Ascom



18-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter