Na Política

Biblia Online

10/08/15 | 13:25h (BSB)

João Daniel debate problemas de Porto da Folha

O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve reunido com lideranças e a população do povoado Lagoa Redonda, no município de Porto da Folha, no Alto Sertão sergipano, no último domingo, dia 9. A participação no encontro, fruto de um convite do líder da bancada de oposição na Câmara de Municipal, o vereador Francisquinho (PT), rendeu bons debates com os moradores da comunidade, que apresentaram ao parlamentar algumas reivindicações. Cerca de 150 pessoas participaram da reunião.


No geral, a pauta do encontro tratou sobre melhorias para o município, em especial o povoado Lagoa Redonda. Na ocasião, a população colocou a situação vivida e os problemas enfrentados no município. Na área da saúde, informou João Daniel, a principal reivindicação apresentada pelos moradores da região foi uma maior assistência e o retorno de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi retirada. “A população denunciou a falta de estrutura na saúde do município, relatando a precariedade e pedindo nosso apoio para ter essa assistência nos povoados”, disse João Daniel. Lagoa Redonda é o segundo maior povoado de Porto da Folha.


Os moradores solicitaram que o deputado articulasse uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, para tratar também dessas questões. Segundo o vereador Francisquinho, o município de Porto da Folha ainda não aderiu ao programa Mais Médicos do governo federal. “Tendo esse programa aqui no município seria uma grande ajuda na assistência à saúde da nossa população dos povoados”, afirmou o vereador. Na reunião, foi também solicitado ao deputado que ele destine emenda para que o município possa adquirir uma ambulância para que fique à disposição da população do povoado de Lagoa Redonda.


Segurança

Durante a reunião, os moradores colocaram a difícil situação que vivem também no que se refere à segurança. Para eles, o problema tende a ser agravado, uma vez que a sede do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), da Polícia Militar, foi retirada do povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha, para o município de Nossa Senhora da Glória.


“Para nós vai ser um prejuízo muito grande, não tem nem como calcular. Não temos assistência policial aqui na região. Quando chamamos, a polícia demora muito. Quando tinha o Pepac em poucos minutos eles chegavam. Agora em Glória, vai demorar mais”, avaliou o vereador Francisquinho. A população reclamou também das constantes blitze feitas na região pela CPRv, especialmente nos dias em que há maior fluxo de deslocamento dos moradores, principalmente em motocicletas.


Segundo o deputado João Daniel, os moradores de Lagoa Redonda colocaram ainda os problemas que têm vivido por conta das péssimas condições das estradas do município. Eles relataram que grande parte delas está sem nenhuma manutenção. “Eles nos pediram apoio para intervir junto à prefeitura e ao governo do Estado uma forma de melhorar essas estradas”, disse. Porto da Folha é um município grande em extensão territorial, com vários povoados, com maioria da população vivendo na zona rural, grande parte sobrevivendo da pequena agricultura.

Também foi solicitado apoio do mandato para aquisição de área para famílias que ainda não têm terra. O deputado João Daniel se comprometeu em apoiar e ajudar a articular e ver também a complementação da pavimentação que falta em alguns povoados, prioritariamente Lagoa Redonda. “Nos comprometemos e vamos ajudar a viabilizar essas questões apresentadas pelos moradores”, disse João Daniel.


Da Ascom



20-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter