Na Política

Biblia Online

02/08/15 | 18:07h (BSB)

Dilma propõe pacto para redução de violência

Os governadores brasileiros foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff na tarde da última quinta-feira, 30, no Palácio da Alvorada (DF). Durante o encontro, a presidenta propôs um pacto nacional pela redução dos homicídios no País. Segundo Dilma, essa proposta tem origem no fato de o Brasil ser hoje a nação com maior número absoluto de homicídios.


“A taxa nacional de homicídios é 23,32 por 100 mil habitantes, quando o número aceitável, segundo padrões internacionais, é até 10 por 100 mil habitantes. Por isso, propomos aqui nossa cooperação federativa, concentrando esforços – União, estados, municípios e integrando o Judiciário – para enfrentarmos o problema”, afirmou.

Dilma ressaltou que a proposta de um pacto nacional para a redução de homicídios dolosos, isto é, aqueles praticados intencionalmente, seja feita com base em políticas sociais focadas prioritariamente nos territórios vulneráveis em todas as 27 unidades da Federação.


A presidenta Dilma defendeu também um pacto cooperativo para a redução do déficit carcerário e reintegração social do preso. Ela apontou que o Brasil tem um acelerado crescimento da população prisional de 7% ao ano, enquanto outros países estão reduzindo esse percentual e que é preciso ter estrutura para enfrentar esse problema.

O governador Jackson Barreto elogiou a iniciativa e pontuou que Sergipe investe na Segurança Pública por meio da contratação de novo efetivo, tanto na polícia civil quanto militar, e o aporte de mais de R$ 70 milhões em diversas ações, dentre elas compras de equipamentos, reformas de delegacias, aquisição de 32 unidades móveis, micro-ônibus e delegacias itinerantes, além de montagem de laboratório de DNA e toxicologia.

“Temos trabalhado para fortalecer a segurança pública do nosso estado. Aumentamos o efetivo de polícia militar e civil e estamos investindo na modernização das Corporações. Quanto ao déficit carcerário, estamos enfrentando o problema no estado. Nos próximos dias, entregaremos as novas penitenciárias de Areia Branca e Estância e a reforma da unidade de Tobias Barreto, abrindo 610 vagas. Além disso, começaremos a utilizar 500 tornozeleiras eletrônicas, o que abre vagas no sistema, diminuindo sensivelmente o déficit carcerário. Precisamos continuar contando com a parceria do governo federal”, afirmou Jackson.

“É imprescindível a participação de todos os entes federados nesta luta contra a violência e o pacto sugerido pelo governo federal é de fundamental importância porque os Estados sozinhos não têm condições de criar uma estrutura suficiente para de forma célere reduzir as taxas. Tenho plena convicção que o país vai melhorar significativamente com a união dos governadores. Quem ganha com isso é a sociedade”, declarou o secretário de Estado de Segurança Pública, Mendonça Prado.

Também participam do encontro com Dilma o vice-presidente Michel Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda).

Petrobras e Projeto Carnalita

Durante o encontro, o governador Jackson Barreto entregou à presidenta Dilma Rousseff ofício solicitando que a Petrobras acelere as atividades em Sergipe e a retomada do Projeto Carnalita pela Vale. O documento foi entregue durante encontro de governadores com a Presidenta.

No mês de junho, a Petrobras anunciou a descoberta de nova acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe. Este é o terceiro poço perfurado na região, denominada Poço Verde. A descoberta da Petrobras se encontra a 5.350 metros de profundidade, e a operação de perfuração se estenderá até 5.500 metros.


“Sergipe tem se consolidado como um estado com matriz energética variada. Essa nova descoberta da Petrobras reforça o potencial do estado, além de abrir a perspectiva para geração de empregos e mais desenvolvimento. Entendemos o momento de crise pelo qual o país está passando, mas precisamos manter os investimentos e crescimento nacional. As ações da Petrobras em Sergipe são fundamentais para a economia do nosso estado”, afirmou Jackson.


No ofício entregue, o governador destaca que o Plano de Negócios da Petrobras 2015-2018 não traz nenhuma menção a investimentos em exploração na Bacia de Sergipe.


“Para Sergipe, a exploração da nova jazida multiplicaria por mais de três vezes a produção em seu território, passando dos atuais 40 mil barris/dia para mais de 140 mil barris diários. Sergipe tem sua história econômica recente marcada pela produção de petróleo, que se iniciou ainda nos anos 60 do século passado com o campo de Carmópolis. O Estado foi pioneiro na produção marítima com o campo de Guaricema e projetava com os novos campos realizar um grande salto de qualidade em seu desenvolvimento econômico e social”, diz o texto.


O documento pontua, ainda, que a exploração da nova jazida seria acompanhada por investimentos complementares, como uma nova unidade de processamento de gás natural e rede de gasodutos. Além disso, abriria enorme potencial de adensamento da cadeia produtiva de gás e petróleo, atrairia diversos investimentos para o Estado e proporcionaria emprego e renda para a nossa gente.


Carnalita


Jackson discutiu também a decisão da Vale de suspender, temporariamente, o projeto Carnalita. O projeto prevê um investimento de R$ 4 bilhões para a exploração do minério do qual se extrai o cloreto do potássio, matéria prima para a produção de fertilizantes. Hoje, o Brasil importa aproximadamente 90% do potássio que utiliza na agricultura.


A extração de minério acontecerá no subsolo dos municípios de Capela e Japaratuba, além isso, haverá a instalação de uma usina de beneficiamento do produto.


No ofício, a gestão estadual destaca que respeita o planejamento empresarial elaborado e sabe que somente dificuldades muito severas levaram a empresa a tomar essa decisão.

“Mas não pode deixar de expressar o pleito de todo sergipano para que, respeitadas as regras de mercado e os interesses empresariais legítimos, busquem-se alternativas que levem em conta os interesses do nosso Estado, detentor de reservas minerais muito relevantes, que são fontes de riqueza para todo Brasil, com quem partilhamos honrosamente”.


Da ASN



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter