Na Política

Biblia Online

01/07/15 | 15:40h (BSB)

Programas de mestrado e doutorado têm crescimento de 283%

Na tarde da última terça-feira, 30, o Conselho de Administração (Consad) da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) se reuniu para discutir novas estratégias na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (SEDETEC), Francisco Dantas, empossou os novos conselheiros. Também foi discutido durante reunião, o crescimento dos programas de mestrado e doutorado nos últimos anos.


O presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, fez uma breve apresentação das ações desenvolvidas pela Fapitec/SE ao longo de 2014. No período de 2007 a 2014, houve uma expansão de 283% dos programas de mestrado e doutorado. Só em 2014, foram ofertadas 200 bolsas de Iniciação Científica Júnior.


“A Fapitec lançou entre 2007 a 2014, um total de 109 editais que somam um investimento de R$ 87,3 milhões, disponibilizando a oferta de 1.850 bolsas ao longo desses sete anos. Houve um grande crescimento ao longo desses anos e nesse momento o Governo de Sergipe reafirma o compromisso com ciência e tecnologia, através da continuidade das ações, consolidadas com o lançamento dos editais anuais”, destacou o presidente da Fapitec/SE.


O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Costa Macêdo, um dos novos conselheiros, afirma que as ações da Fapitec/SE têm sido importantes no desenvolvimento da ciência em Sergipe. “Estamos aqui em nome da Embrapa e sempre acho que é um papel importante. Eu me sinto muito honrado de fazer parte do conselho e me coloco à disposição. Toda a estrutura faz parte do nosso DNA e diretamente somos acolhidos com bolsistas e projetos financiados pela Fapitec/SE”.


O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcus Eugênio, também empossado conselheiro, lembrou dos cortes sofridos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas, por outro lado, destacou a importância dos editais que estão sendo lançados pela FapitecSE. “Nós ansiamos muito por essa pauta do Consad, pois tem uma série de editais estratégicos desenvolvendo o Estado que foram lançados no primeiro semestre”, disse Marcus.

O presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Leonardo Maestri, outro conselheiro empossado, destacou a importância da continuidade dos lançamentos dos editais para as instituições. “Uma pauta extensa, mas que eu vi com muita felicidade. São editais de continuação das ações do estado. A perenidade das ações é que garante o sucesso estratégico das ações. Essas atividades de continuidade que são macro editais da Fapitec/SE são essenciais para a pesquisa no estado”.


Da Ascom Fapitec



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter