Na Política

Biblia Online

26/05/15 | 14:32h (BSB)

"Problemas naturais foram agravados pela falta da ação preventiva", diz Bertulino

Vereador apela ao MPE e MPF por moradores da Jabutiana

O vereador Bertulino Menezes (PSB/SE) protocolou, na manhã desta terça-feira, 26/05, na Câmara Municipal de Aracaju, uma moção de apelo, pedindo a intervenção dos Ministérios Públicos Estadual e Federal em favor dos moradores do bairro Jabutiana, mais especificamente dos Conjuntos Santa Lúcia, Juscelino kubitschek e Sol Nascente, Largo da Aparecida e adjacências, que foram inundados pelas chuvas em decorrência do crescimento desordenado, do aterramento de mangues, da deficiência na drenagem e da falta de limpeza de bueiros e canais.

 

“Com as fortes chuvas dos últimos dias, os problemas naturais foram agravados pela falta da ação preventiva na limpeza de bueiros, na drenagem das vias, na dragagem de rios e canais”, condenou Bertulino, apontando “um avalanche de construções desordenadas”, em áreas sem infraestrutura básica para o volume de habitações autorizadas pela administração.

 

“Ou a prefeitura apresenta uma solução ou declara área imprópria ou de risco, proibindo novas edificações”, advertiu, lembrando que vários moradores, a exemplo dos residenciais Morada das Palmeiras de Moradas das Árvores, ficaram ilhados e já sofreram perdas de seus bens e pertences.

 

Levantamento - “Estamos solicitando ao Ministério Público do Estado de Sergipe que inicie um levantamento geográfico da região, fazendo um comparativo com registros anteriores, para saber se houve aterro de áreas não permitidas e de como conseguiram regularizar documentalmente essas áreas”, adiantou o vereador, alegando haver suspeita de utilização de áreas de preservação ambiental.

 

Federal - “Como há rios e manguezais, que são áreas de preservação ambiental, assegurados por ampla legislação, vamos envolver também o Ministério Público Federal nesse levantamento”, avisou.

 

O vereador informa ter recebido constantes denúncias de aterramento indevido de áreas de manguezais e de construções irregulares, sem qualquer placa do CREA ou da EMURB. “O crescimento urbano desordenado e a conivência dos órgãos licenciadores e fiscalizadores são as principais causas do sofrimento dessas comunidades”, avaliou o parlamentar.

 

Ele clama para que o prefeito de Aracaju, João Alves, também volte a sua atenção aos moradores da Jabutiana. “Quero aqui conclamar ao prefeito de Aracaju, que deixe o gabinete e vá verificar in loco o que está ocorrendo na região do Santa Lúcia. Aproveite para ver o estado de abandono de algumas artérias”, desafiou. O vereador pede também a atenção dos meios de comunicação. “Aproveito para convidar a imprensa do meu Estado para conhecer o condomínio Ilha dos Açores e constatar o descaso que estou denunciando aqui”.

 

Marketing - O parlamentar cobrou urgência ao prefeito. “Temos um prefeito que se elegeu sob uma forte pressão do marketing, que o apresentava como - o João que fez e o João que faz -; como o grande tocador de obras; como o homem que iria revolucionar o transporte público com a implantação do BRT. Apresentando-se como o salvador da pátria, o engenheiro João Alves foi eleito para um mandato de 4 anos. E hoje, já na metade do terceiro ano de mandato, a administração de João Alves nada fez e nada faz”, reclamou.

 

Inoperância - Bertulino se revolta com o que classificou como inoperância da gestão municipal.“O prefeito eleito em 2012 não tem uma obra sequer para apresentar para a sociedade. Os serviços públicos perderam a qualidade. Nos últimos 20 anos, Aracaju vinha mantendo a fama de uma cidade limpa e bem cuidada. Mas, de 2013 pra cá, a qualidade do serviço tem despencado substancialmente; o lixo se acumulado; as ruas esburacadas; os terminais de ônibus destruídos; o trânsito caótico e até mesmo os trechos das principais vias estão às escuras, numa visível demonstração da ausência do poder publico”, resumiu.

 

Por Eliz Moura, da ascom



23-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter