Na Política

Biblia Online

22/05/15 | 12:26h (BSB)

Vinícius Porto: “É uma situação vexatória e de alto risco para as gestantes"

Vereador cobra construção de maternidade

Corredores lotados, falta de leitos e longas horas de espera por atendimento. Esta é a situação das maternidades públicas de Aracaju que voltam a enfrentar um antigo problema: a superlotação. O drama vivido por gestantes que dependem de assistência gratuita preocupa e causa indignação ao vereador Vinícius Porto (DEM) que defende a construção de mais uma maternidade pública na capital para suprir a demanda existente.


“É preciso tomar providências, pois essa situação não pode persistir. É um desrespeito esse descaso com o atendimento as mulheres grávidas”, afirma o parlamentar ao lamentar a deficiências da maternidade Nossa Senhora de Lourdes, única especializada em partos de alto risco de Sergipe.


A superlotação nessa unidade é um problema antigo. A maternidade tem 69 leitos obstétricos e está superlotada e trabalhando com 20% acima da capacidade”, enfatiza Vinícius.


A unidade tem capacidade para atender 26 gestantes a cada plantão de 12 horas. Só na última quarta (20), em um desses plantões havia 41 gestantes. Faltam vagas no centro cirúrgico e nas enfermarias. A maternidade Santa Izabel também enfrenta o mesmo problema de superlotação.


“É uma situação vexatória e de alto risco para as gestantes que diante dos caos instalado acaba sem acesso a atendimento digno e adequado num momento em que mais precisam de amparo”, disse Vinícius.

Diante do cenário, o parlamentar não tem dúvidas da necessidade de mais uma maternidade na capital. “Se há superlotação nas maternidades é porque existe demanda e falta de leitos para atender a todos. A construção de uma nova unidade deve ser priorizada. É uma questão social”, afirma o parlamentar.


Da CMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter