Na Política

Biblia Online

24/04/15 | 11:48h (BSB)

Dr. Gonzaga volta a cobrar táxis adaptados

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), mais uma vez, uma proposta para que a Prefeitura crie um serviço de táxi adaptado para transporte de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e idosos. Em seu pronunciamento feito hoje, 23/4, na Tribuna da CMA, Dr. Gonzaga disse que já vem tentando implantar esse serviço em Aracaju desde 2010, quando apresentou a primeira sugestão para o então prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).


“Quero aproveitar o momento em que estamos discutindo nessa Casa questões relacionadas ao serviço de táxi comum e de transportes de fretamento para incluir na pauta essa questão que é extremamente importante para atender a classe de passageiros especiais, que enfrentam muitos obstáculos e dificuldades de locomoção”, explicou o parlamentar. Dr. Gonzaga denunciou que a maioria dos taxistas da frota comum não quer transportar os cadeirantes ou querem cobrar um valor diferenciado, justificando o trabalho extra que terão com o seu transporte. “Eu tenho recebido sucessivas denúncias de pessoas que possuem essa necessidade especial, reclamando que alguns taxistas não param o veículo quando se trata de um cadeirante”, lamentou.


O vereador disse que já levou a proposta para a atual administração, e discutiu o assunto com o superintendente da SMTT, mais de uma vez, e que, recentemente, o vereador Lucas Aribé (PSB) também apresentou uma proposta semelhante, o que reforça a necessidade desse serviço. “Já conversei com o colega parlamentar, em uma reunião que tivemos na SMTT, agora em março, para que nos empenhemos juntos na solução dessa questão”, acrescentou o parlamentar.


Dr. Gonzaga lembrou que a Lei da Acessibilidade, de nº 10.098/2000, em seu Art. 2, é clara ao estabelecer normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e isso inclui os meios de transportes, como já acontece com os ônibus coletivos. “A disponibilização desse serviço é de responsabilidade do Município, pois cabe ao Poder Executivo criar novas categorias especiais de serviços, razão pela qual não podemos aprovar simplesmente um Projeto de Lei do Legislativo criando o serviço”, justificou.


Os táxis serão uma opção para os cadeirantes se locomoverem para as suas atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, à escola e para as suas atividades de lazer, como qualquer outro cidadão comum que utilizam os serviços de táxi da cidade. Muitas cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Santos já dispõem de uma frota adequada para o transporte do portador de deficiência, iniciativa que tem se mostrado bastante eficiente no objetivo de promover a acessibilidade.

“Espero que com o reforço advindo do colega Lucas Aribé, e também o apoio de outros vereadores, possamos sensibilizar a Prefeitura para que estude com mais efetividade a disponibilização desse meio de transporte especial, que vai promover a acessibilidade das pessoas com deficiência”, concluiu.

Da CMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter