Na Política

Biblia Online

24/04/15 | 11:47h (BSB)

Emerson diz que Brasil precisa de reforma moral

É a moral quem faz a política ou é a política quem faz a moral social?”. Com esse questionamento, o vereador Dr. Emerson (PT) iniciou o pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 23/4, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Até os sete anos formamos nossa personalidade, e a partir dai nós vamos estruturando a nossa consciência. E como é que cada um de nós estrutura a nossa consciência? Cada um estrutura sua consciência enquanto cidadão a partir dos valores morais, e são os valores morais que vão determinar a cultura de uma sociedade, o comportamento de uma sociedade”, afirma o vereador.


E quais são esses valores? “Falo inicialmente dos valores morais, e um valor moral é aquele no qual quem prática a ação não se prejudica e nem prejudica os outros. Então, todo valor moral é algo que é bom para quem prática e para quem recebe a ação. Se nós estruturamos a nossa personalidade, a nossa consciência com base nesses valores morais nós seremos um cidadão que produziremos essa ação. Porém existem os valores não morais e um valor não moral é aquele que diz: isso é bom para mim e pouco importa que não vai ser bom para os outros. Já tem muita gente que estrutura a sua consciência com valores não morais e temos uma terceira categoria de valores morais estruturantes da consciência – temos os valores imorais. Os valores imorais são aqueles em que a gente diz: sei que isso é ruim, mas eu vou fazer. Eu sei que vai ser ruim para os outros, mas eu vou me beneficiar e eu vou fazer”, explica Dr. Emerson.


Segundo ele, muitas pessoas estruturam a consciência com base em valores imorais. “E onde estão essas pessoas? Elas estão em todos os lugares, estão na Justiça, na política, na policia, no conjunto da sociedade”, expõe o parlamentar. Dr. Emerson enfatiza também que a política, por exemplo, é uma ciência estruturada em toda a sua metodologia. “Será que a política é imoral? A resposta é não. A política é uma ciência com todo seu conteúdo metodológico como deve ser exercida, imoral é a ação de alguns. Então esse que é o problema, nós temos em consequência disso na política, na polícia, no judiciário, em todos os lugares pessoas com valores não morais, ou com valores imorais estruturando a sua consciência, os seus valores e em consequência as suas ações”, revela Dr. Emerson.


Segundo ele, existe a moral autônoma e a moral heterônoma. “O que seria isso? Com base nesses valores que estruturam a nossa consciência, uma moral autônoma seria aquela onde eu não preciso de ninguém, de nenhum fator que me diga que eu devo fazer uma coisa que eu sei que é certa. Ou seja, são os meus valores que vão me dizer que isso é certo, é correto, isso é bom. Então eu vou fazer apenas dirigido pela minha consciência. Isso é o caracteriza uma moral autônoma, uma moral verdadeira, que é o que falta a sociedade”, explica Dr. Emerson. Já a moral heterônoma é aquela moral que precisa de um fator externo para que eu possa fazer a coisa certa. “Por exemplo, é o camarada que está na rua e só não ultrapassa o sinal porque vê um guarda, ele sabe que invadir o sinal é errado, mas se o guarda não estiver ele faz, isso é a moral heterônoma”, explica Dr. Emerson.

O vereador afirma que infelizmente existe uma influencia muito grande de pessoas que tem a sua consciência estruturada em valores imorais, em valores não morais em todos os níveis da sociedade. “Por isso, esse País que precisa de tantas reformas, de reforma no Judiciário, no executivo, previdenciária, agrária, de tantas reformas. A base de todas elas seria a reforma moral que esse País tarda e não aceita fazer essa discussão. É muito comum à gente vê no momento desse País farinha do mesmo saco, gente do dedo sujo apontando para gente do dedo sujo e nós entramos nessa seara para saber quem tem o dedo menos sujo, isso não nós leva a nada, não nós faz resolver”, enfatiza o parlamentar.

Da CMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter