Na Política

Biblia Online

23/04/15 | 21:05h (BSB)

Sergipe não será atingido por mancha no São Francisco, mas Chesf é autuada por dano

O Instituto de Meio Ambiente de Alagoas( IMA) apresentou auto de Infração a Chesf pela mancha no Rio São Francisco, entre os Estados de Alagoas e Bahia e próximo a Sergipe. O auto foi apresentado na reunião emergencial do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Maceió/AL que aconteceu na tarde desta quinta feira, 23. Participaram diversas autoridades e representantes de entidades ambientais dos três estados, entre os quais, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Olivier Chagas, no ato representado o governo do Estado.

 

A mancha negra no São Francisco foi causada pela microalga Dinoflagelados, que surgiu após liberação de sedimentos de uma barragem da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) o lago Belvedere, esvaziado no dia 22 de fevereiro para manutenção. O local fica no Complexo Apolônio Sales, que abastece a usina hidrelétrica de Paulo Afonso. Segundo o diretor do Laboratório do IMA, Manoel Messias do Santos, a microalga não tem o rio São Francisco como habitat natural, é típica de ambiente marinho e fica só na superfície da água. "Foi um fato atípico. Essa alga prolifera e retira o oxigênio da água, o que pode causar mortandade de peixes. Essa alga é mais nociva para peixes e crustáceos, que se alimentarem dela podem morrer", explicou.

 

A microalga ainda contou com dois fatores que ajudaram a se proliferar: a alta incidência de sol e a seca do rio --que faz com que a água fica parada. Segundo, Oliver, a Chesf informou que “ iniciou o processo de difluência da água, que tem apresentado resultados positivos, cm redução da densidade da mancha. Este processo de difluência consiste no aumento da vazão da água no reservatório de Paulo Afonso 4 para o reservetório de Xingó”, explicou.

 

“Por não ser uma mancha tóxica, ela não causa nenhuma negatividade de forma tão agressiva ao ser humano”, acrescentou o secretário, mesmo assim, Olivier diz que o governo de Sergipe está preparado caso a mancha chegasse ao Estado, “ O governador Jackson Barreto determinou, assim que soube da mancha, atenção especial ao caso. Os órgãos que estão ligados a questão hídrica, no caso, nossa secretaria, a Deso, a Adema e o ITPS estão de prontidão com uma estrutura de emergência, caso seja necessário. Mais de 50% dos Sergipanos utilizam a a´gua do Rio São Francisco, através da Deso, por isso, é sempre muito preocupante qualquer coisa que aconteça no Rio”. O Laudo da ADEMA, deve sair no início da próxima semana.

 

Da Semarh, com informações da Ascom/IMA

Foto: Paulo Tim Tim



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter