Na Política

Biblia Online

22/04/15 | 11:06h (BSB)

Retirada irregular de árvores pode ser penalizada com multa

Plantar árvores traz muitos benefícios para a cidade e para os cidadãos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), faz um alerta sobre a remoção de árvores da cidade. A lei é clara sobre a compensação florestal e aos desavisados a Sema deixa um recado: Retirou uma árvore, plante outra no lugar.


"Qualquer um, seja pessoa ou empresa, que queira retirar uma árvore deve primeiro solicitar uma autorização da Secretaria. Justifica-se primeiro o porquê da remoção, a equipe vai ao local estudar a solicitação e se ela for deferida, a pessoa pode retirar a árvore com a ressalva de plantar outra", explica Carla Zoaid, engenheira florestal da Sema.


A remoção irregular está sujeita a multa em dinheiro e penalização em plantio de árvores. "Geralmente nós recebemos a denúncia ou flagramos, a equipe técnica faz uma análise e aplica a multa. Toda a supressão de árvore sem consulta da Secretaria sofrerá uma penalização", alerta a engenheira.


Quando a Sema começou a funcionar, os técnicos encontraram uma grande quantidade de irregularidades na remoção de árvores. Agora com a demanda menor, a Secretaria se sente satisfeita com a diminuição significativa desses casos. Por isso, a reeducação ambiental é de grande importância para a Sema. "Se um morador solicitar a retirada de uma espécie, ele não só terá que plantar outra árvore no lugar dela, ou em um local mais apropriado, como este cidadão ou empresa deve fazer a manutenção dessa nova muda", orienta Carla.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fornece as mudas para todos aqueles que queiram plantar uma árvore, o cidadão ou empresa que solicitar a muda assinará um termo de responsabilidade sobre aquela planta. Solicitações, dúvidas e denúncias podem ser realizadas por meio do telefone (79) 3246-6461.


Da PMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter