Na Política

Biblia Online

16/04/15 | 11:43h (BSB)

Inovação tecnologia com energias renováveis tende a evoluir em Sergipe

O governo de Sergipe tem intensificado discussões sobre matrizes energéticas, na terça-feira, 14, o governador Jackson Barreto visitou, no Rio de Janeiro, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para discutir a participação do governo em projetos de energia termoelétrica, conforme liberação oficial da União. Nesse ínterim, empresas privadas estarão disputando o direito de explorar usinas termoelétricas, que juntas vão produzir o equivalente a hidrelétrica de Xingó. Na construção de cada uma das três usinas serão gerados mil empregos. Para Sergipe, foram autorizados projetos de energia termoelétrica para três usinas: Usina Marcelo Déda; Usina Laranjeiras e Usina Porto de Sergipe.

 

Na terça-feira também, a equipe do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) – o diretor técnico Anderson Gois, o gestor de Energia e Meio Ambiente Francisco Pedro, e o engenheiro Marcos Felipe, receberam engenheiros da empresa carioca Jordão Engenharia que vieram falar sobre as alternativas de exploração energética em Sergipe. Os técnicos apontaram como grande possibilidade a geração de energia com biogás de suinocultura, tratamento de efluentes residenciais, produção de biogás de aterro sanitário, e o desenvolvimento de aero geradores de médio porte para regiões com baixa intensidade de vento. Para essa implantação, o equipamento usado terá capacidade para atender um hotel, empresa, hospital, presídio, fazenda ou uma pequena vila.

 

Essas ações irão preencher uma lacuna no mercado de captação de fontes renováveis no Brasil. Mas não é novidade a preocupação com o tema. Em 2012, foi instalado na cidade de Barra dos Coqueiros “O Parque Eólico Barra dos Coqueiros”, no Jatobá, próximo ao porto de Sergipe. O Parque é constituído por 23 unidades aero geradoras, totalizando 34,5 MW de capacidade instalada e 10,5 MW médios de garantia física de energia. Através da Sociedade de Propósito Específico Energias Renováveis S.A. (Energen), a Desenvix detém 95% de participação no empreendimento, tendo sido investido cerca de R$ 123,4 milhões. O projeto teve financiamento de longo prazo negociado do China Development Bank em 80% do total do investimento.

 

Há também o Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética (NEREES), que funcionará na nova estrutura do SergipeTec e atenderá a proposta de implementação de ciência, tecnologia e Inovação, incluindo a infraestrutura para a medição, melhoramento e acompanhamento dos impactos ambientais, biológicos e de eficiência energética.

 

Segundo o diretor técnico do SergipeTec, Anderson Gois, o NEREES será composto por cinco laboratórios e trabalhará com energia solar e eólica, planejamento energético e crédito de carbono, biomassa vegetal, sequestro de carbono, eficiência energética e bioenergia.

 

Do SergipeTec



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter