Na Política

Biblia Online

27/03/15 | 14:58h (BSB)

Prefeitura de Itaporanga divulga programação oficial da festa em comemoração aos 161 anos

Itaporanga D’Ajuda comemora neste sábado, dia 28 de março, 161 anos de emancipação política. E para celebrar a data, a Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, preparou uma grande programação festiva.


Os eventos terão início com o hasteamento da bandeira, às 8h da manhã, na sede da Prefeitura. A parte da noite ficou reservada para as apresentações culturais e artísticas. Na Praça da Estação, a partir das 7h, se apresentam grupos folclóricos, grupo de dança e shows musicais. Antes, porém, acontecerá um dos momentos mais importantes da festa: o corte do gigantesco bolo de aniversário.


Feliz com mais um aniversário da cidade, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) convida a população de Itaporanga e de cidades vizinhas a prestigiar as comemorações festivas.


“Quero convidar toda a população de Itaporanga a participar das comemorações e, ao mesmo tempo, parabenizar a nossa cidade pelos seus 161 anos de emancipação política. Nossa cidade está cada vez mais bonita e bem cuidada, graças ao trabalho de nossa administração e o apoio de nossa população. A história de Itaporanga nos motiva a trabalhar cada vez mais pelo seu progresso e desenvolvimento. Por isso, morar aqui é bom demais. Parabéns Itaporanga!”, diz orgulhosa a prefeita.


Shows


À noite, na Praça da Estação, haverá apresentações dos grupos folclóricos Samba de Coco Nova Geração, Reisado Santo Antônio e Cacumbi do Mestre Juarez, além da apresentação do grupo de dança Swing do P e de shows com as bandas Os Boleiros e Unha Pintada.


Na oportunidade, a prefeita Gracinha fará a entrega de três ônibus escolares, dois carros Renault Clio, duas vans e uma ambulância.


História


Na segunda metade do século 16, o padre jesuíta Gaspar Lourenço fundou uma aldeia de catequese, a Povoação de Santo Inácio, na margem direita do rio Vaza-Barris. No ano seguinte, porém, a aldeia foi extinta por causa de lutas entre os tupinambás e os portugueses. A partir de 1590, a região passou a pertencer à cidade de São Cristóvão e as suas terras começaram a ser doadas sob a forma de sesmarias.


Devido à hostilidade indígena, no entanto, houve pouca ocupação portuguesa, à exceção da região de Santo Antônio dos Campos do Tejupeba, onde havia uma missão jesuítica. Em 1753, Francisco de Sá Souto Maior começou a ocupar as terras da região e montou o engenho Itaporanga. Os índios se refugiaram na aldeia de Água Azeda.

No final desse século, já existiam dez engenhos na região. Sua produção era escoada através de portos no rio Vaza-Barris. Em 30 de janeiro de 1845, a região foi transformada em freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda. Em 10 de maio de 1854, passou a vila com o nome de Itaporanga. Em 28 de março de 1938, passou à condição de cidade. Em 1944, para evitar a duplicidade de nome com outras cidades homônimas, mudou seu nome para Irapiranga. Em 1º de janeiro de 1949, mudou seu nome para Itaporanga D’Ajuda e adquiriu a condição de comarca.


Da Ascom



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter