Na Política

Biblia Online

27/03/15 | 14:52h (BSB)

João Alves participa de plantio de mudas no Mergulhão

Em comemoração ao transcurso do dia da água, celebrado no dia 22 de março, o prefeito João Alves Filho na manhã de hoje, 25, fez o plantio de mudas de árvores embaixo do viaduto do Complexo Viário Marcelo Déda, o conhecido Mergulhão. Ao todo serão plantadas no local 15 novas mudas de vários espécimes, como aroeira e ipê branco. A ação foi desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Rotary Club de Aracaju.


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a melhor taxa de arborização está nos pequenos municípios de até 20 mil habitantes, onde 29,4% dos domicílios não têm árvores plantadas no entorno. O pior desempenho é das cidades médias: 34,6% das residências não têm árvores no entorno.


O processo de desmatamento é um problema global e ameaça os recursos naturais, o meio ambiente e o equilíbrio ecológico do planeta. Preocupado com essa situação, o prefeito João Alves Filho recomeçou a ação de plantio de novas mudas, que havia inicia há 40 anos e não foi desenvolvida pelos governantes subsequentes.


"Sempre fui encantado pelo verde, que significa saúde. Fizemos uma campanha de conscientização da população sobre a importância das árvores e convocamos a população a participar em meu primeiro mandato como prefeito de Aracaju. Como plantávamos em calçadas, enviávamos comunicados aos proprietários das casas pedindo o consentimento do plantio, solicitando ainda que eles cuidassem das árvores. Para minha surpresa, tivemos o apoio da população de imediato, que me emocionou bastante. Chegamos a plantar na época 40 mil árvores, e Aracaju tinha 1/3 da população que tem atualmente. Agora o desafio é outro. Como os prefeitos que me sucederam não continuaram com essa prática, temos a meta de plantar 50 mil novos exemplares até o próximo ano", destacou o prefeito.


O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, é um dos mais renomados juristas na área do Meio Ambiente e busca sempre novas tecnologias para aprimorar o plantio de novos indivíduos arbóreos, principalmente no período de estiagem.


"O plantio dessas novas mudas tem um valor muito importante. Queremos iniciar no bairro Beira Rio um grande plantio de árvores para rearborizar o local. Além disso, estamos iniciando a aplicação de um gel que sustenta a umidade da planta. Aracaju tem temperatura média de 27° e com a aplicação desse gel gastaremos menos água para regar plantas. Esse é um projeto piloto e que será utilizado na cidade", revelou o secretário.


Plantio das mudas

As 15 mudas foram doadas pelo Rotary Club de Aracaju Nova Geração. O engenheiro agrônomo e rotariano Mario Jorge explicou que o novo gel, que foi aplicado nas mudas, é uma substância higroscópica que absorve água.


"O gel deixará a terra ao redor a planta mais úmida. Uma muda conseguirá chegar até a fase do inverno com vida e depois seguir por mais três meses, sendo capaz com isso de captar água sozinha. Esse produto por si só é um auxiliar das plantas na absorção da água. Após o plantio fazemos uma pequena adubação e molhamos, depois disso, não existe a necessidade de reaplicação do produto", explicou o engenheiro.


Da PMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter