Na Política

Biblia Online

02/03/15 | 20:12h (BSB)

Backpacker: Jogo online ensina inglês de forma divertida

Um dos idealizadores cresceu e estudou inglês em Aracaju, e agora desponta com projeto de sucesso nacional

Ampliar Foto

Equipe Backpacker

Por Raissa Cruz

 

Não precisa baixar, é só se cadastrar no site e começar a jogar! Um grupo de engenheiros estudantes do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) desenvolveu uma forma de aprender um novo idioma vivenciando a experiência de um intercâmbio cultural sem sair da tela do seu computador. É um jogo online, chamado Backpacker, que leva o internauta a navegar numa viagem que é educacional e cheia de desafios e diversões. Mais de 60 mil pessoas já participam do Backpacker, que, atualmente, ensina apenas inglês, a língua considerada mundial. Além de aprender, os usuários desse jogo online fazem novas amizades e, logando de sua rede social, encontram seus velhos amigos.

 

Fundada em 2011, a Backpacker tem como parte sua equipe Homero Esmeraldo, de 25 anos, que se juntou a seus colegas de faculdade para liderar o desenvolvimento científico da empresa. Apesar de ser nascido em Mossoró (RN), Homero é um apaixonado por Aracaju, capital onde estudou boa parte da sua vida – da 3ª a 7ª série do Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tendo começado a estudar inglês ainda em Aracaju, Homero desenvolve hoje na Backpacker tecnologias de voz, que ajudam a treinar a fala mesmo na interação via computador, e um sistema de ensino adaptativo, que percebe as dificuldades do aluno e monta missões no jogo para que o estudante faça treinamentos específicos para suas necessidades pedagógicas pessoais.

 

As tecnologias de voz incluem tanto uma avaliação automática de pronúncia para a prática do idioma estrangeiro, em que você fala uma frase, o microfone registra e o sistema dá uma nota à sua pronúncia, quanto o reconhecimento automático de voz, em que a resposta a uma questão proposta pode ser dada falando em vez de digitando. “Apesar do grande desafio científico que um sistema desses nos impôs, resolvemos enfrentá-lo porque toda escola de inglês com presença online precisa de um sistema assim. Nós estamos formando parcerias para que as escolas possam oferecer isso aos seus alunos por meio da nossa tecnologia.”, disse Homero.

 

Ele comenta também a respeito da motivação pedagógica da tecnologia. “A inspiração são as aulas de inglês que tive desde quando morei em Aracaju e nas outras cidades por que passei depois. Queremos fazer com que o ensino online ofereça as possibilidades do presencial, em termos de personalização, ensino de pronúncia e estímulo a estar sempre falando, ao mesmo tempo que também inova na metodologia ao tornar o aprendizado divertido.”, disse ele.

Segundo Homero, a presença marcante do turismo no Brasil foi um dos estímulos aos criadores do Backpacker, que pensaram no jogo como uma forma prática de qualquer pessoa aprender o inglês para manter contato com os estrangeiros que aqui chegam, e ainda se entusiasmar a conhecer outros países.

 

“A cada partida há uma missão a se realizar, um nível a ser ultrapassado dialogando com personagens do jogo. A partida começa no aeroporto de Nova York, e sua primeira meta é passar pela alfândega, retirar suas malas e chegar ao Hostel. Igual a uma viagem. E como é multiplayer, o usuário pode encontrar diversos amigos seus que estarão por lá jogando e ainda irá conhecer outras pessoas de regiões diferentes”, explicou Homero, citando ainda que o Backpaker realiza toda quinta e domingo eventos para integrar os jogadores e estimular a prática do inglês.

 

Na Backpacker são 13 programadores, incluindo engenheiros e estudantes do ITA e da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Além disso, mais 10 pessoas atuam em diferentes áreas como ilustração, game design e marketing, que desenvolvem os layouts, as dinâmicas do jogo e a comunicação com os jogadores. A equipe tem participado de editais de incentivo a tecnologia junto ao governo para avançar ainda mais no crescimento da Backpacker.

 

O jogo da Backpacker que tem feito mais sucesso é o Feel The Music, um jogo de música em que o usuário tem que completar lacunas da letra da música antes que o verso termine de ser cantado. Mais de 500 mil músicas já foram jogadas em breve haverá também uma versão mobile do jogo.

 

“Alguns professores usam em sala de aula os jogos da Backpacker. Quando o aprendizado se torna divertido é mais fácil manter os alunos estudando, isto é, diminui a evasão, problema comum no mercado de idiomas, principalmente online.”, comentou Homero. “Então utilizar o entretenimento e a tecnologia no ensino é uma forma de gerar uma aceitação rápida e possibilitar alcançar nosso sonho que é ensinar inglês a milhões de brasileiros”, finalizou.

 

Gostou da ideia? Para jogar e aprender com a Backpacker, basta acessar o endereço www.backpacker.com.br do seu computador. O jogo está aberto!

 



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter