Na Política

Biblia Online

22/01/15 | 09:21h (BSB)

Volta às Aulas: SMTT realiza campanha educativa próximo a escolas de Aracaju

Grande parte das escolas de Aracaju já retornou às suas atividades. Com isso, o fluxo de veículos cresce consideravelmente nas vias da cidade, gerando retenções e trânsito lento. Pensando em minimizar tais transtornos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, atua nas proximidades das escolas, operando nas faixas de pedestres, orientando motoristas e fiscalizando atitudes que não estão em acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.


Intitulada de ‘Operação Volta às Aulas’, a força-tarefa envolve a atuação ostensiva dos seus supervisores e agentes de trânsito, para garantir que as ruas e avenidas próximas aos colégios não fiquem sobrecarregadas. Além disso, o Grupo ‘Os Cones’ de Teatro da SMTT faz um trabalho lúdico com os pais (ou responsáveis) no momento de embarque e desembarque de alunos.


O assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, estima que o movimento no trânsito aumente em mais de 40% nas principais avenidas de Aracaju. Por isso, ele dá algumas dicas para evitar atrasos e acidentes. “É preciso ficar atento à segurança dentro dos veículos. É necessário que as crianças utilizem os dispositivos de retenção adequados à sua estatura e idade, e os adolescentes utilizem o cinto de segurança, também no banco traseiro. Os pais não devem parar em fila dupla, mesmo que por poucos minutos. É preferível parar um pouco mais distante, evitando retenções na via”, disse.


Para estudantes que vão a pé, Flávio Vasconcelos adverte que o pedestre tem preferência na travessia, mas que precisa respeitar as leis de trânsito. “A faixa de pedestre é destinada a ele, logo, é o local mais indicado para atravessia. O pedestre deve prestar atenção à sinalização semafórica também, aguardando o tempo certo para atravessar. Lembrando que os agentes de trânsito fiscalizam os veículos que param sobre as faixas”, enfatizou.


Transporte Escolar

Outro cuidado que se deve ter é em relação ao transporte escolar. Por isso, a SMTT orienta que os pais observem com bastante atenção as características do veículo escolhido para a prestação do serviço. “A SMTT tem na sua base de dados o cadastro de todos os condutores que realizam o transporte escolar. No momento da contratação é interessante o pai ou responsável que estiver em dúvida, entrar em contato conosco, munido da placa do veículo ou do número do TE [Transporte Escolar] para verificações”, concluiu.

Durante toda essa e a próxima semana, a SMTT continuará fazendo a campanha e fiscalizando as áreas escolares de diversos bairros. Qualquer irregularidade e situações de abuso no trânsito, o cidadão pode acionar os agentes através do Disque Trânsito – 118.


Da PMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter