Na Política

Biblia Online

26/11/14 | 23:25h (BSB)

Angélica recebe título de cidadã aracajuana

Ampliar Foto

Foto:Heribaldo Martins

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu, na tarde desta quarta-feira, 26/11, o Título de Cidadania Aracajuana a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Angélica Guimarães (PSC). A propositura foi de autoria do vereador Anderson de Tuca (PRTB) e contou com a presença de várias personalidades políticas e autoridades.


Para Anderson, a honraria é merecida por causa dos relevantes serviços prestados por Angélica à sociedade aracajuana. “Ao longo dos anos na vida pública, a deputada sempre exerceu seu mandato para defender às classes menos favorecidas e eu não poderia deixar de prestar essa singela homenagem, juntamente com o Poder Legislativo Municipal”, afirmou.


“Sinto-me feliz por poder estar aqui, hoje, entregando essa honraria a uma mulher especial que tem dedicado cada dia da sua vida em ajudar o próximo. Conheço Angélica há muitos anos e sei do caráter, da competência e do tamanho do coração dessa mãe, esposa e mulher, cuja trajetória de vida é exemplo de ética, dedicação, respeito, de amor aos mais pobres e necessitados”, destacou Anderson.


Nascida na cidade de Japoatã, Maria Angélica Guimarães Marinho, é médica por formação e ingressou na política por influência da família, formada por tradicionais políticos de sua cidade natal. Para ela, receber o Título de Cidadania é motivo de muito orgulho. “Me deixa muito orgulhosa e feliz em receber esse título. Esse é momento mais adequado que Deus reservou para que essa ribeirinha recebesse tão magnânima honraria. Mesmo assim, fico me questionando se sou mesma merecedora de tão significativo título? Sei que a história de cada um é contada pelos próprios atos, e, tenho certeza de que os meus são dedicados aos que mais necessitam”, afirmou emocionada.


Presenças


Estiveram presentes, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM); o vice-prefeito, José Carlos Machado (PSDB); o vereador Emmanuel Nascimento (PT); o vereador Pastor Roberto Morais (SD); o deputado estadual Garibaldi Mendonça (PMDB); o deputado eleito Vanderbal Marinho (PTC) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Pinna de Assis; e diversos secretários do Município, entre outras autoridades.


Histórico


Atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, Angélica Guimarães foi reeleita para o biênio 2013/2015. Está no quarto mandato como deputada estadual e no segundo como presidente do Poder. Nasceu na cidade sergipana de Japoatã, filha de Leúdes Alves do Santos e Maria Estela Guimarães Santos. É casada com o médico Vanderbal Marinho, com quem tem dois filhos, Vanderbal Guimarães Marinho, estudante de Administração de Empresas e da médica Cindi Guimarães Marinho.


Angélica iniciou seus estudos no Grupo Escolar Josino Menezes, em Japoatã. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Propriá, e concluiu o Ensino Médio no tradicional Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju.


Em 1982 formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Logo depois foi aprovada em concurso público como médica para o Ministério da Saúde. Fez especialização em ginecologia e obstetrícia e exerce até hoje a atividade médica de forma filantrópica, sempre buscando prestar serviço à população mais carente.


Ela ingressou na política por influência da família, mais precisamente do bisavô, Oséas Alves, que foi prefeito, além do avô, Dorival Dias Guimarães, que foi vice-prefeito e do pai, Leúdes Alves dos Santos, que foi vereador, todos em Japoatã.


A carreira política iniciou em 1992, quando foi eleita prefeita da cidade de Japoatã, cargo que era um sonho, pois
tinha o objetivo de ajudar a melhorar as condições de vida do povo.


Esteve à frente da Prefeitura Municipal no período de 1993 a 1996. Em 1998 foi eleita pela primeira vez deputada estadual. Já no segundo biênio da primeira Legislatura ocupou o cargo de 2ª secretária na Mesa Diretora da Casa. Candidatou-se à reeleição em 2002, já pelo Partido Social Cristão (PSC), tendo sido reeleita.


Nas duas eleições seguintes (2006 e 2010) também teve os mandatos confirmados pelos eleitores sergipanos, sempre ampliando o número de votos. Durante o terceiro mandato, ocupou o cargo de vice-presidente da Assembléia. Nessa legislatura, participou de comissões temáticas da Casa, como Administração e Serviço Públicos e Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social.

Atualmente preside a Assembléia Legislativa, já reeleita até janeiro de 2015, mas vai assumir o cargo de conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE).


Da Ascom



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter