Na Política

Biblia Online

26/11/14 | 12:47h (BSB)

Lucas cobra mudanças no concurso da PC

Nesta terça-feira, 25/11, Lucas Aribé ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para se somar ao presidente da Associação dos Deficientes Motores de Sergipe, Antonio Fonseca, que participou da sessão durante a Tribuna Livre denunciando o concurso da Polícia Civil do Estado. Segundo Fonseca, as pessoas com deficiência teriam que passar pelas mesmas provas físicas que uma pessoa sem esse tipo de deficiência. "O que foi dito pelo companheiro Antonio é um absurdo, é um tapa na cara da pessoa com deficiência. Trata-se de uma exclusão no edital e uma grande vergonha para Sergipe", afirmou Aribé.


Lucas destacou que atualmente se fala em evolução em termos de acessibilidade, porém, isso está mais no campo da teoria do que prática. "Dizem que estamos vivendo o tempo da acessibilidade, entretanto, este tempo só existe no papel. O que acontece com as pessoas com deficiência no dia a dia representa um descaso do poder público. O esquecimento dessas pessoas é histórico e, muitas vezes, elas precisam entrar na justiça para cobrar seus direitos", ressaltou.


Em relação ao concurso da Polícia Civil, Lucas cobrou o Estado. "Como bem disse Antonio Fonseca, o governador Jackson Barreto não deve saber disso. E, é preciso corrigir. Não podemos contar com inimigos e sim com parceiros. Acessibilidade não é privilégio ou utopia, é direito, e eu não vou parar de lutar enquanto não ver as condições dignas", enfatizou.


O vereador desabafou que usava aquele tempo como parlamentar mas que levava as palavras de um cidadão com deficiência. "Não faço um discurso político, esse é de uma pessoa com deficiência com 28 anos de vida. Alguém que luta para que o restaurante ofereça um cardápio acessível e que o abrigo de passageiros ofereça condições para pessoas com deficiência visual, que a calçada tenha um piso tátil, que o ônibus tenha condições para deficiente físico, que existam alternativas de lazer, que exista o incentivo ao esporte paralímpico, entre tantas outras coisas", desbafou.


Aribé reforçou ainda que cumpre seu papel como legislador, cobrando aos gestores, propondo leis e falando a respeito. "Procuro cumprir meu papel de vereador com reuniões para cobrar a acessibilidade na cidade e no estado. Apresento leis, requerimentos, indicações, moções, falo na Tribuna", afirmou.


Cardápios acessíveis

Lucas Aribé aproveitou o espaço para lembrar do Projeto de Lei que foi apresentado por ele que dispõe sobre cardápios acessíveis nos restaurantes e bares de Aracaju. "Esta Casa pode cumprir o seu papel e promover a acessibilidade na nossa Capital. Basta aceitar as melhorias apresentadas neste espaço, seja por mim ou por qualquer outro colega, que vise acessibilidade. Aqui, ainda há momentos em que me sinto incomodado com a falta de acessibilidade e por isso mesmo luto para que esta realidade seja modificada. Peço que os senhores e senhoras se somem e mostrem que somos comprometidos com esta causa", disse.


Da CMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter