Na Política

Biblia Online

21/11/14 | 09:48h (BSB)

Gilson Andrade critica indiferença do SUS

A crise na saúde tem sido a bandeira mais frequente do deputado estadual Gilson Andrade. Nesse sentido, ele mais uma vez fez uso da tribuna na Assembleia Legislativa para denunciar o descaso do Serviço Único de Saúde (SUS) para com o povo. Em especial, Gilson citou o caso de um senhor que é acometido pelo câncer e que foi ignorado pelo SUS.


“É notável a falta de agilidade do SUS. Não há nenhuma preocupação com a vida. Desde junho desse ano o senhor recebeu seu diagnóstico e nem assim foi atendido”, disse o deputado. Ele relatou que esse senhor lhe procurou desesperado porque, lhe deram como resposta que ele só teria atendimento em um ano. “Isso é uma vergonha, já que estamos no novembro azul que é dedicado ao câncer de próstata”, observou o deputado.


O parlamentar criticou o Governo com firmeza e disse que a sociedade passa por um momento conflituoso, sendo preciso uma mudança de consciência. “Nessa situação, os pacientes clamam por assistência e por uma cirurgia. Mas esse caso, precisamente me chamou atenção, me indignou. Um paciente lúcido, um homem trabalhador, hoje aposentado, com 70 anos de idade, com muita vontade de viver, esperançoso e inclusive de ter o seu problema resolvido, ou seja, a sua cirurgia da próstata. E recebe daqueles que deveriam ampará-lo, os que realmente deveriam acolhê-lo, esta notícia: vá para casa, aguarde, que possivelmente daqui a um ano você tenha essa cirurgia realizada. Isso é lamentável, isso é para deixar qualquer ser humano indignado”, afirmou Gilson. Ele lamentou, ainda, como presidente da Comissão de Saúde da Alese, que a saúde seja tratada com tanto descaso.


De acordo com a Constituição Da República Federativa do Brasil, no Art. 6º afirma que é direito do cidadão a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. “Este cidadão abriu mão da própria casa, onde reside em Maruim, colocando a venda, mas, nesses quatro meses não conseguiu um comprador para que ele pudesse custear a cirurgia. Essa situação é deprimente e desumana”. Gilson ainda faz um questionamento. “O que está acontecendo com os nossos pacientes oncológicos? Esperamos que tudo isso possa ser resolvido o mais rápido possível”, questiona o parlamentar.

Indignado, o deputado critica a indiferença do SUS aos que estão acometidos pelo câncer ou qualquer outra doença. Falou ainda sobre a construção do Hospital do Câncer em Sergipe, que já deveria estar com a construção adiantada. Dentre os inúmeros questionamentos relacionados à, saúde Gilson destacou que há 12 anos não há reajuste na tabela do SUS, que se encontra bastante defasada prejudicando, assim, a vida dos usuários.


Da Alese



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter