Na Política

Biblia Online

31/10/14 | 00:29h (BSB)

Assembleia homenageia entidades, e trabalho com subvenção é destacado

Por Adriana Freitas

 

Nesta quinta-feira, 30, a Assembleia Legislativa de Sergipe homenageou sete entidades com a Medalha do Mérito da Superação Flávio Primo, que reconhece os esforços dos que contribuem para que pessoas com deficiência sejam integradas à sociedade. A presidente da Alese, Angélica Guimarães, destacou a importância do papel social desenvolvido pela Assembleia, através dos recursos de subvenção que já gerou muita polêmica.

 

“Hoje ficamos felizes com o depoimento da doutora Lígia Maynard. Ela que é presidente da APADA e trata dos deficientes auditivos. A APADA faz um trabalho social importante a nível do estado e ela propriamente disse que o projeto Mãos Amigas e a subvenção salvou a APADA. Através de um depoimento como esse e tantos outros da AMO, AVOSOS, instituições filantrópicas como o Hospital Santa Isabel, São José e tantos outros é que me deixam feliz com esses depoimentos, pois estamos cumprindo um papel social. A Assembleia cumpre o seu papel e continuará cumprindo porque é importante, principalmente, para as pessoas pobres e que tenha alguma deficiência”, destacou Angélica.

 

Angélica Guimarães ainda destacou que a Alese cumpre o seu papel, mas se alguma instituição uso o recurso da subvenção de forma incorreta cabe ao Ministério Público adotas as providências. “As subvenções existem na Assembleia há mais de 43 anos e não foi instituída há um ano, dois ou três anos atrás. Foi apenas dado continuidade a um projeto que já existia nessa casa, portanto tem uma finalidade importante. O que a Alese faz é alocar os recursos. Não são os deputados que solicitam a liberação dos recursos e sim as instituições. O recurso não é de deputado nenhum. As emendas são alocadas para o orçamento da união e eles é que retiram. São emendas parlamentares que existem há mais de 43 anos. Se existe alguma instituição que não é séria cabe ao Ministério Público atuar”.

 

A medalha foi criada a partir de uma propositura do deputado Gilson Andrade (PTC) que destacou a importância de homenagear entidades que desenvolvem um papel importante no estado para inserção de deficientes na sociedade. Segundo o deputado Gilson Andrade, dados apontam que cerca de 25% da população sergipana apresenta algum tipo de deficiência. “Os dados mostram que ¼ da população sergipana, mais de 500 mil pessoas, apresentam algum tipo de deficiência. Por isso nós tivemos a ideia desse projeto de resolução e o segundo momento foi escolher a pessoa homenageado”.

 

Gilson Andrade explica que não conheceu Flávio Primo, mas leu a sua história emocionante. “Li um pouco da história de Flávio primo e fiz a análise de algumas pessoas e me emocionei com a história dele. Mais de 25 anos na cadeira de rodas tetraplégico e ele lutando contra o preconceito que ainda é muito forte com essas pessoas. Entrei em contato com a filha dele que se envolveu. Ano passado esse projeto foi aprovado, através da Comissão de Saúde e todo ano no mês de outubro vamos homenagear pessoas com deficiência”.

 

Sete personalidades foram homenageadas com a outorga: Adilson Santos Cruz, Geraldo Ferreira Filho, Isaías Gomes Cavalcanti, José Emanuel Marques de Oliveira, Liana Maynard Garcez Silva, Marco Antônio Costa Ferraz e Pedro Mário Firpo Cruz, indicados por deputados da Comissão de Saúde.

 

A sessão especial foi prestigiada por diversos deputados, autoridades e familiares dos agraciados e também do homenageado que denomina a medalha, entre eles, o ex-governador Albano Franco; a esposa e filha de Flávio Primo, Terezinha Fonseca e Ana Isabel Fonseca, respectivamente; a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva; a fundadora da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Lygia Maynard; e o representante da Associação dos Amigos Autistas de Sergipe, tenente Reis.


Flávio Primo, que denomina a medalha outorgada pela Assembleia Legislativa, foi um cearense que viveu em Sergipe e aqui fez sua trajetória profissional como engenheiro agrônomo, tendo sido também dirigente da Associação Desportiva Confiança. Flávio ficou tetraplégico depois de um assalto. Mas a deficiência não tirou sua determinação, tendo sido, durante sua vida, um exemplo para todos que o conheciam. Flávio Primo faleceu em 23 de dezembro de 2008, vítima de problemas renais.

 

Com reportagem de Raissa Cruz

E informações da Agência Alese

Da redação NaPolítica



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter