Na Política

Biblia Online

23/10/14 | 18:46h (BSB)

Obra da poeta Maria Cristina Gama é destaque no Espaço Cultural da Assembleia

Ampliar Foto

Foto: Alese

A noite de terça-feira, dia 21, foi de festa no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, na Assembleia Legislativa. A presidente da Casa, deputada Angélica Guimaraes (PSC), fez a abertura da programação artística mensal, que agora em outubro homenageia de maneira especial a poeta, compositora e advogada Maria Cristina Gama. Embora seja no mês em que completa quatro anos de sua morte, a curadora do Espaço, a jornalista Ilma Fontes, destacou que esta era uma forma de comemorar a vida e a obra dessa artista multifacetada.


Estão expostos no hall da Assembleia até o dia 18 de novembro alguns quadros pintados por Maria Cristina Gama, os quatro livros lançados por ela, além de desenhos da jovem Priscila Fagundes. A ambientação do Espaço Cultural foi feita pela amiga Ilma Santos, que deixou o local como a homenageada, certamente, gostaria. A noite de abertura teve ainda declamação de algumas poesias de Cristina e a apresentação musical da amiga Joésia Ramos, com composições feitas em parceria com ela.


Ao fazer a abertura da programação, a presidente Angélica Guimarães destacou a felicidade de, mais uma vez, estar abrindo esse espaço para que artistas de Sergipe e de todo país possam mostrar o seu trabalho. “Foram tantos encontros como esse, nesse Espaço que foi idealizado pelo então deputado Antônio Passos e desde sua gestão a gente revive esses momentos todos os meses com nossos amigos da cultura, das artes, como poetas, cantores, escultores, artistas e artesãos”, disse.


Para a curadora do Espaço Cultural da Assembleia, Ilma Fontes, essa programação voltada para Maria Cristina Gama é uma forma de homenagear essa artista polivalente e múltipla. “Normalmente trazemos cinco expressões de arte e, este mês, não deixamos de fazer, pois Maria Cristina Gama é múltipla”, observou, ressaltando a apresentação da poesia, da música e da pintura de Cristina.


Ilma Fontes destacou que num determinado momento da vida de Maria Cristina a palavra que sempre foi seu universo, de repente, foi como como se a imagem dissesse mais do que ela poderia dizer com a palavra. “Ela passa a pintar pelo início dos anos 90, quando a poeta passa a fazer poesia com cores e formas, sem preocupação com figuratismo e definir formas. Esta é uma característica dela”, frisou.


Obra viva

Amiga pessoal de Maria Cristina, Ilma Santos foi responsável por toda ambientação da mostra aberta ontem. Para ela, essa é mais uma homenagem à artista, oportunidade em que não se lembra a passagem de mais um ano de sua morte, mas comemorando a vida. “Cristina era vida e ela já faz parte da história. Só estamos fazendo essa homenagem para repetir essa história e contá-la para outras gerações”, disse, acrescentando que esse é o objetivo de todos os eventos que se faz em homenagem a Cristina. “Procuramos lembrar a vida e todas as coisas maravilhosas que ela nos levou e procuramos criar o ambiente que ela sempre gostou, sempre um ambiente de festa. Viva a poesia!”.


Durante o lançamento, foram expostos os quatro livros publicados por Maria Cristina Gama – “A Próxima Índia”, “O Anjo Sujo”, “Trilogia do Poderoso Imperfeito” e “O Peixe Práxis”. Houve ainda varal de poesias da poeta e declamação de alguns de seus poemas, com a participação do poeta Araripe Coutinho.


Música

Parceira por mais de 30 anos de Maria Cristina Gama, a cantora Joésia Ramos foi a responsável por mostrar a música aos participantes da abertura da programação mensal do Espaço Cultural. Na oportunidade, ela lançou o CD “Levante-se amor” resultado dessa parceria, fruto de uma grande amizade. O CD traz 15 das canções escritas por Cristina e musicadas por Joésia. A capa é uma das pinturas feitas pela homenageada.


Joésia relembrou um pouco do trabalho feito ao longo de tantos anos com a amiga. “Maria Cristina eram intensa, porque ela era uma poeta intensa. Escrevia muito e eu era apaixonada pela poesia dela. Foram 30 anos de parceria, de amizade, muitas noites de poesia e música”, contou. Essa parceria resultou em mais de 100 músicas, disse Joésia. Dessas, a cantora salvou 65 em fitas cassete que hoje já estão recuperadas e gravadas em CD.


Segundo Joésia, Maria Cristina se revelava muito através das suas poesias. “Era uma pessoa muito sincera, não tinha nenhum tipo de intenção de defesa. Escrevia como pensava. Eu aprendi a tirar a melodia de dentro da poesia dela e aprendi a me colocar dentro dela com outro tipo de emoção. Até hoje é muito intensa e muito viva minha relação com ela. Nunca me separei de Maria Cristina Gama. A minha emoção é a convivência diária com isso”, disse.


Agradecimento

Entre os familiares de Maria Cristina Gama presente ao lançamento da programação do Espaço Cultural da Assembleia, a sua mãe, Gláucia Gama. Bastante emocionada, ela falou que até hoje, passados quatro anos, ainda tem dificuldade de falar sobre isso, pois a saudade ainda é grande. Apesar da emoção, dona Gláucia fez um agradecimento a Deus, aos amigos, familiares e à Assembleia pela homenagem. “Dizem que os artistas, os poetas, escritores têm uma visão muito grande de Deus, expressam isso e deixam para nós. Quero louvar a Deus por eles e por minha filha. E que a gente saiba agradecer a Deus por aqueles que manifestam o que é belo”, disse.


Superação

A mostra de outubro do Espaço Cultural tem ainda a exposição de ilustrações de Priscila Fagundes. A garota é uma pequena artista, que, mesmo com a paralisia cerebral, faz dos seus desenhos uma forma de se expressar e se comunicar com a família e com o mundo. Priscila contou que começou a desenhar ainda aos oito anos de idade, porque viu na atividade uma forma de ajudar a incentivar o raciocínio. “Isso me ajuda muito no meu desenvolvimento, a crescer a cada dia. É uma forma de se comunicar com o mundo e com a espiritualidade também”, disse. Para Priscila, expor um pouco do seu trabalho na Assembleia é expressar o seu sentimento da forma como ela vê o mundo, de uma forma simples, calma e feliz. “Quero passar a mesma energia e a felicidade que eu sou”, disse.

 

Da Alese



24-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter