Na Política

Biblia Online

21/10/14 | 13:50h (BSB)

Dr. Gonzaga destaca realização da semana de prevenção do câncer de boca

Ampliar Foto

Acrisio Siqueira

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB), usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar os profissionais dentistas pelo Dia do Cirurgião Dentista, que é comemorado no dia 25 de outubro, e também para destacar a realização da V Semana de Prevenção do Câncer de Boca, que aconteceu de 13 a 17/10, em Aracaju.

A ação faz parte do cumprimento da Lei Municipal de nº 3.764 de 8 de dezembro de 2010, de autoria do parlamentar e é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE). “O Objetivo do programa é conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença, modos de prevenção e como diagnosticar precocemente o câncer de boca”, explicou Dr. Gonzaga.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observadas gengivas, bochechas, língua e, principalmente, as bordas e a região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Em 2010 aconteceram 4.891 casos de câncer de boca, sendo 3.882 homens e 1.009 mulheres, o que comprova que se trata de uma doença grave, que precisa ser combatida sempre com muita observação prévia e cuidados médicos.


A Campanha da V Semana de Prevenção do Câncer de Boca contou com estandes de atendimento em diversos pontos da cidade, além do apoio das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), mais especificamente dos odontólogos. As equipes atuaram nos dois Shoppings de Aracaju, na Rodoviária Nova, no Cemar do Augusto Franco e no Cemar do Siqueira Campos, entregando panfletos e informando sobre a importância da prevenção e do autoexame.


O vereador Dr. Gonzaga, que também é médico, explicou que o fumo, o álcool, a má higiene bucal e o trauma por próteses mal adaptadas são os principais fatores de risco. E que os idosos que usam dentaduras também representam um grupo de risco para o câncer de boca. “Em algumas regiões do País, o câncer de boca está entre as duas principais causas de morte por câncer, mas a boa notícia é que quando a doença é detectada precocemente tem até 100% de chance de cura”, comemorou.


Dr. Gonzaga parabenizou a Secretaria da Saúde e o Conselho Regional de Odontologia pelo empenho em realizar, pelo quinto ano consecutivo, esse programa de grande importância para a prevenção da saúde bucal da população de Aracaju, destacando que se sente orgulhoso por ter contribuído com o pontapé inicial para a realização desse trabalho.

 

Da CMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter