Na Política

Biblia Online

20/10/14 | 11:56h (BSB)

Movimentos sociais debatem atual cenário político do país e avanços alcançados

Representantes de movimentos sociais se reuniram na  última sexta-feira, dia 17, para fazer uma reflexão sobre o atual cenário político do país, os avanços conquistados nos últimos anos e o projeto político que a população quer para os próximos anos. Cerca de 500 integrantes de movimentos sociais, sindicais e estudantil participaram da plenária, realizada Centro de Formação Canudos (Cecac), no Assentamento Moacir Vanderley, no Quissamã, no município de São Cristóvão.


Um dos debatedores da plenária foi João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Em sua fala, Stédile traçou um panorama da luta de classes no brasil e a necessidade de avanços no atual projeto de governo e o perigo do retorno do antigo projeto neoliberal que já comandou o país. Segundo ele, para que a vida do povo brasileiro siga melhorando é preciso mudanças estruturais e investimentos pesados para resolver os problemas de moradia, transporte público e educação, por exemplo. “Eu espero que o povo brasileiro tenha discernimento suficiente para não deixar que no segundo turno ganhe o projeto que seria um retrocesso para a classe trabalhadora e para todo povo brasileiro”, observou João Pedro.


Participaram da plenária representantes do MST, Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Movimento Sem Teto, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Sem Casa, movimento estudantil, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), Sindicato da Construção Pesada (Sintepav), Sindiminas, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Rocha; vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), André Maurício; o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo; vereadores de vários municípios, entre outras lideranças.


Agradecimento


O encontro também foi uma oportunidade de o deputado estadual João Daniel agradecer a todos que participaram ativamente e deram uma contribuição efetiva para sua eleição como deputado federal. João Daniel agradeceu o empenho de todos, destacou o apoio recebido dos prefeitos de Poço Redondo, de São Domingos, Pedrinho Silva; de Malhada dos Bois, Valter Barbosa; e Indiaroba, Zé Leal; além de ex-prefeitos, vereadores, movimento estudantil, movimentos sociais, sindicatos, entre tantos outros.


“Queria dizer que o nosso entendimento é que só tem futuro se nosso mandato for assim, fortalecendo os movimentos sociais, sindicais, nosso partido e nossa militância. É muito difícil fazer um trabalho individual, por isso precisamos fazer isso coletivamente, pois nosso projeto não é um projeto individual”, frisou, ao reafirmar que irá, já a partir de janeiro, procurar honrar todos os compromissos assumidos durante a campanha. Em sua fala, João Daniel destacou também a importância de todos continuarem unidos no projeto de reeleger a presidenta Dilma Rousseff, para que o país continue avançando nas mudanças e se desenvolvendo.

João Pedro Stédile também destacou o que representa a para o cenário nacional a eleição de João Pedro para o Congresso. “João Daniel agora deixou de ser catarinense, de ser sergipano para ser só brasileiro, porque lá na Câmara ele terá a responsabilidade de representar não apenas o MST, que muito nos orgulha, mas representar a classe trabalhadora brasileira. Lá ele vai ter a missão árdua de fazer com que toda a bancada do Partido dos Trabalhadores se mantenha fiel à classe trabalhadora”, afirmou Stédile.

 


Da Ascom



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter