Na Política

Biblia Online

15/09/14 | 15:02h (BSB)

Dia 15: último dia para substituição de candidatos

Termina hoje (15), 20 dias antes das eleições, o prazo para partidos ou coligações substituírem, junto à Justiça Eleitoral, candidatos a cargos majoritários (presidente da República, governador e senador). Para os candidatos a deputado federal, estadual e distrital, o prazo final foi dia 6 e agosto.

A troca de candidatos ocorre quando o registro eleitoral é cancelado, indeferido por irregularidades, quando o político renuncia ou é considerado inelegível pela Justiça. A única exceção é para os casos de morte, quando ele pode ser substituído em até 10 dias após o falecimento. Conforme norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de responsabilidade dos partidos ou coligações a ampla divulgação do fato determinante da substituição.

Na última semana três candidatos a governador saíram da disputa após terem os registros barrados pela Justiça Eleitoral: José Riva (PSD), Mato Grosso, Neudo Campos (PP), que concorria ao governo de Roraima e José Roberto Arruda (PR), que era candidato ao governo do Distrito Federal. http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-09/jose-roberto-ar.


Da Agência Brasil



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter