Na Política

Biblia Online

01/09/14 | 19:19h (BSB)

João Alves anuncia melhorias na Saúde

Um conjunto de ações foram anunciadas

O prefeito João Alves Filho anunciou na manhã de hoje, 01, juntamente com o secretário da Saúde, Luciano Paz, um conjunto de ações que beneficiarão os aracajuanos, principalmente os que são usuários dos Postos de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento. As medidas transformarão a qualidade e agilidade no atendimento ao cidadão em relação à marcação de enxames e consultas, além da aquisição de veículos e equipamentos que possibilitarão maior controle dos servidores da saúde e de medicamentos.


A área da Saúde Municipal requer maior cuidado e dedicação, devido ao caos público que atualmente se encontra a pasta no Brasil. Por causa disso, o prefeito João Alves fala enfaticamente que, caso não consiga melhorar a saúde do aracajuano, não terá realizado um governo completo. Mas a defasagem na tabela SUS nos últimos 12 anos tem deixado muitas Prefeituras desestruturadas financeiramente.


"Aracaju é responsável pelo atendimento médico de alta e média complexidade. Ou seja, fui eleito por 600 mil aracajuanos, mas tenho que cuidar da saúde de mais de dois milhões de pessoas. O SUS, quando foi criado, era modelo para muitos países, mas agora não há reajustes na tabela há mais de 10 anos. Por causa disso, a Saúde Pública está inviabilizando a Prefeitura", revelou o prefeito.


João Alves ainda manifestou a vontade de anunciar mais avanços na Saúde de Aracaju, porém a falta do repasse do SUS e Samu, feitas pelo Governo do Estado, e o dinheiro que a Caixa Econômica Federal pagaria pela folha de pagamentos da Prefeitura fez com houvesse a contenção de algumas medidas. "Espero, com essas melhorias, que o atendimento ao meu povo aracajuano melhore. Gostaríamos de anunciar ainda mais ações hoje, mas tenho certeza que não demorará a divulgarmos mais melhorias".


Após tomar posse, o secretário da Saúde, Luciano Paz, iniciou visitas a Postos de Saúde com o vice-prefeito José Carlos Machado. Dessas visitas surgiu um relatório apontando as reais necessidades da comunidade, que foram priorizadas nos avanços anunciados. De acordo com o secretário, as novas medidas estão em funcionamento a partir de hoje.


Mutirão de Consultas e Exames


A maior queixa da população, percebida durante as visitas, foi a demora entre a marcação e a realização do exame ou consulta. Por causa disso, haverá um grande mutirão para que a demanda seja regularizada.

Ampliação no horário de atendimento


Seis Postos de saúde terão seus horários ampliados até às 20h. Todo o serviço de exames, consultas e marcação dos mesmos, também serão realizados nesses períodos nas Unidades:


José Augusto Barreto- Bairro Japãozinho;
Onézimo Pinto- Bairro Bugio;
Celso Daniel- Bairro Santa Maria;
José Machado de Souza- Bairro Santos Dumont;
Hugo Gurgel- Bairro Coroa do Meio;
Augusto Franco- Conjunto Augusto Franco.
Construção de novas USF


Cinco novas unidades de Saúde da Família serão construídas nos bairros Ponto Novo, Suíça, Bugio e Santa Maria, que já está em construção. A escolha dos bairros foi de acordo com os locais com maior demanda.

Implantação de Pontos Eletrônicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Inicialmente, as UPAs Nestor Piva ( Zona Norte) e Fernando Franco (na Zona Sul) receberão aparelhos de ponto eletrônico para que os servidores possam registrar sua entrada e saída. Futuramente todas as Unidades terão também o ponto eletrônico para maior controle da jornada de trabalho dos funcionários.

Licitação

Está em processo de licitação a aquisição de 28 novos veículos para atendimento domiciliar. Muitos cidadãos necessitam desse atendimento especial pela impossibilidade de se deslocar ao Posto de Saúde e realizar alguns procedimentos como a troca de curativos e atendimento domiciliar. Outros benefícios também já foram autorizados como a compra de equipamentos de informática para as Unidades, mobiliário e equipamentos médicos.

Controle de estoque

Será implantando também um novo sistema para maior controle do estoque de medicamentos e de materiais hospitalares.

 

Da PMA



29-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter