Na Política

Biblia Online

27/08/14 | 22:06h (BSB)

Comissão de combate à violência nas escolas realiza segunda reunião de discussão de meios de coibir

A comissão de combate à violência nas escolas realizou na manhã desta quarta-feira, 27, a segunda reunião de discussão sobre o tema. Idealizada pela secretária de Estado da Educação em exercício, Hortência Araújo, a comissão tem por objetivo traçar projetos e programas de combate à violência no ambiente escola. O encontro ocorreu na sala de reunião do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed. Participaram do encontro os técnicos da Seed, pais de alunos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) e representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretara Especial de Políticas para Mulher e Comitê do Desarmamento.


Na ocasião, a técnica da Seed, professora Maria Aparecida Couto, fez a apresentação do livro de sua autoria intitulado Violência e gênero no cotidiano escolar. Fruto de uma pesquisa realizada em escolas da rede estadual de ensino, a publicação busca auxiliar o educador na identificação de representações e manifestações de violência no ambiente escolar.


“É necessário ter uma visão geral do que acontece nas escolas, ficar atento às brincadeiras que alunos tiram uns com os outros, estranhar comportamentos arredios ou de reclusão da criança em sala de aula, comportamentos anti-sociais ou preconceituosos. Tudo isso deve ser combatido através do diálogo e de atividades na escola que despertam no aluno bons sentimos, respeito e tolerância ao próximo”, frisou a professora Maria Aparecida Couto.


A representante da Secretaria de Segurança Pública Abigail Souza frisou a importância dos debates que acontecem durante a reunião da comissão que buscam criar meios eficazes de coibir atos violentos no ambiente escolar. “Nossa perspectiva é que seja implementado um projeto-piloto intersetorial nas escolas da rede estadual para que o jovem perceba que a escola é lugar para se formar um cidadão e jamais para disseminar a violência ou o preconceito”, disse Abigail.

Os diversos participantes da comissão estão otimistas com os encaminhamentos que foram dados durante essa segunda reunião. “Estou confiante que essas ações que foram debatidas aqui sejam concretizadas e devolva à escola o seu papel de formadora de pessoas do bem e comprometidas sempre com o futuro melhor e transformador da sociedade”, relatou Maria de Fátima de Jesus, representante de pais e alunos na comissão.


Da Seed

A diretora do Serviço de Ensino Fundamental da Seed, professora Maria José Guimarães, que coordenou a reunião, afirmou que neste segundo encontro houve mais avanços e cada entidade apresentou sua análise sobre a situações de violência. “Todos foram unânimes em enfatizar que a violência deve ser enfrentada com políticas públicas em que todos devem ser envolvidos e responsáveis. Passa por ações de prevenção com a formação continuada e inserção no projeto pedagógico das escolas”, relatou a professora.

 

D



18-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter