Na Política

Biblia Online

31/07/14 | 17:05h (BSB)

Professores de Itaporanga participam de curso de capacitação

Preparar o professor para os desafios da profissão e da sala de aula. Esse foi o objetivo do Ciclo de Estudos e Debates para Educação Básica, realizado nesta quarta-feira (30), no Auditório Municipal, pela Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Educação.


Durante todo o dia, foram realizadas diversas palestras, sempre visando aprimorar o trabalho em sala de aula e capacitar professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.
A professora da rede estadual Kátia Regina Lopes, mestre e doutora na área pedagógica, ministrou a palestra: ser professor no século XXI - os desafios de uma prática inclusiva. Ela abordou a importância do professor se capacitar para atender nas escolas crianças e jovens com deficiência. A professora enalteceu a importância do evento.


“Acho que é uma iniciativa louvável da prefeitura, por que inclusão social é hoje uma realidade e vem sendo um grande desafio para nós educadores trabalharmos com aluno com deficiência. Quando a gente tem a possibilidade de trazer conhecimentos, práticas diferenciadas e fazer com que esses professores reflitam sobre sua prática, mudando esse olhar para que eles tenham uma atitude que possibilite o aluno com deficiência não só ingressar na escola, mas reacender e progredir em seus estudos e ter uma qualidade de vida melhor”, explica, acrescentando também a importância da educação na transformação social.

“Hoje em dia se fala muito em condições financeiras melhores, mas não é isso que deve nos mover. A gente precisa resgatar o que nos move mesmo, que são os nossos ideais, esse poder de transformação que a educação tem, de transformar uma realidade social, de transformar uma comunidade, de formar cidadãos melhores. Acho que quando a gente trabalha focado nisso, as outras melhorias acabam vindo. A luta deve continuar, isso é inerente a profissão, mas a gente não pode ficar preso a isso e cruzar os braços e nada fazer por conta de condições não adequadas”, reflete a educadora.


A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que esteve presente ao evento, destacou a capacitação como sendo ferramenta indispensável para qualificar e preparar o professor para os novos desafios.

“Esse evento é muito importante por que prepara os nossos professores para trabalharem em sala de aula com crianças com deficiência. E trabalhar com pessoas com algum tipo de deficiência exige conhecimento e preparo. Por isso, estamos dando todo o apoio necessário para que nossos professores se capacitem, enriqueçam seus conhecimentos e, com isso, transfiram esse aprendizado para os nossos alunos”, diz a prefeita.

Para a secretária municipal da Educação, Doralice Alfano, capacitar o professor é investir na qualidade do ensino.“Todo município que investe em educação está investindo em conhecimento e valorizando o professor. É exatamente isso que a administração municipal vem fazendo: investindo na capacitação dos educadores como forma de melhorar ainda mais a qualidade do ensino e proporcionando assim um novo leque de conhecimentos para cada professor”, observa.

A professora da rede municipal de ensino, Silvânia Conceição Oliveira, reconheceu a importância do Ciclo de Estudos e Debates. Ela observa que o evento proporcionará aos professores maior enriquecimento acadêmico e profissional.

“É um evento muito importante para nós, por que todo o suporte teórico que o professor necessita em sala de aula nós estamos tendo, inclusive, com condições de transpor para os outros professores. Ou seja, adquirimos aqui um enriquecimento próprio e, principalmente, para os nossos alunos, para que eles possam melhorar o aprendizado, seus conhecimentos, através dessa ponte que a secretaria está fazendo com os professores do município”, reconhece a professora.


Da PMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter