Na Política

Biblia Online

31/07/14 | 16:56h (BSB)

Cursos de artesanato resgatam convívio social de pacientes do Caps

O artesanato é uma importante atividade de integração

O artesanato é uma importante atividade de integração e valorização dos cidadãos na sociedade. Com a proposta de reintegrar pessoas ao convívio social, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), encerrou nesta semana os cursos de Boneca de Pano e Artesanato em Argila para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) dos bairros Siqueira Campos e Cidade Nova, respectivamente.


Há seis anos, a aluna Josefa Góes frequenta o Caps do bairro Atalaia. Lá, foi onde ela teve o primeiro contato com o artesanato, produzindo peças em oficinas realizadas. Durante sua participação no curso de Boneca de Pano, Josefa mostrou-se empenhada em dar continuidade ao trabalho. "Eu amei participar deste curso", enfatiza Josefa, que já comprou materiais para produzir as bonecas e comercializá-las.


Hoje, Josefa ocupa sua mente de forma saudável e consegue tomar corretamente as medicações que fazem diminuir os transtornos dela. "As oficinas de artesanato são a melhor coisa que inventaram para nós, dependentes de remédios", afirma a aluna.

Bem-estar físico e mental

Pela primeira vez em um curso de artesanato, o aluno Anderson dos Santos expressa o quanto gostou e aprendeu sobre a produção de peças em argila. "Aprendi a modelar e trabalhar com a argila. Fiz um girassol, coração e cesta com flores", diz Anderson.

Com um visível sentimento de gratidão, o instrutor do curso de Artesanato em Argila, João Luiz Gonzaga, conta como foi a experiência de ensinar a usuários do Caps. "Percebi que eles têm muita criatividade e que ela deve ser desenvolvida em cada um. Durante estes dias, mostrei como manusear e modelar a argila, além de como utilizar a pintura e a escrita neste tipo de matéria-prima", explica João Luiz.

Ele também expôs que a atividade artesanal proporciona bem-estar para pessoas com algum transtorno mental, pois ela trabalha a coordenação motora e o psicológico. "O artesanato permite que eles expressem seus sentimentos através das peças produzidas, fazendo com que amenizem seus problemas e adquiram confiança", ressalta o instrutor. 

DA PMA



28-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter