Na Política

Biblia Online

28/07/14 | 16:40h (BSB)

Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju: 300 alunos e uma verdadeira aula de educação popular

Trezentos alunos da rede pública municipal de Aracaju deram uma verdadeira aula de educação popular e mostraram como a música pode transformar o conceito de ensino nas escolas. Durante a abertura do XI Fórum de Educação Popular (Frepop), que aconteceu na noite da última terça-feira, 22, em Lagarto/SE, a Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar), formada por esses estudantes, deu o tom do evento com arranjos ao som dos grandes clássicos da cultura popular nordestina, a exemplo de Sivuca e Luiz Gonzaga.


No palco do Parque Zezé Rocha, sentados simetricamente com o olhar em direção ao maestro, os jovens alunos não titubearam e, em uma apresentação impecável, foram ovacionados pelo público. "Em um ano de formação a Orquestra já consegue promover excelentes apresentações. Isso é fantástico", comenta a secretária municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana, que na ocasião representou o prefeito João Alves Filho.


"Foi justamente durante uma apresentação no dia 24 de junho, no Forró Caju, que a Orquestra foi convidada, por um dos coordenadores, para participar da abertura do Frepop. Assim como o evento, que rompeu barreiras ao sair de São Paulo para Lagarto, a nossa Orquestra também seguiu esse caminho, já que é a primeira vez que é realizado um concerto fora de Aracaju", destaca a secretária. "A admiração das pessoas cresce a cada apresentação, isso é nítido. Fico extremamente feliz e honrada pela participação da Orquestra e seguramente é um projeto que terá continuidade", acrescenta.


Para a coordenadora do Frepop, Simone Maria Leite, o evento tem uma enorme relação com a participação da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju. "Não foi uma coincidência. Esse Fórum, que tem como tema central a juventude, tem uma aproximação do seu conceito com o que a Orquestra vem realizando, que é dar oportunidades aos jovens. Mais ainda, é abrir o diálogo com esse público específico", destaca. "Agradecemos muito pelo empenho da secretária Marcia Valéria por entender essa importância", disse Simone.


O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli, também elogiou a participação da Oscar no Fórum. "A Orquestra tem tudo a ver com o evento, que é a educação popular. O Fórum, assim como a Orquestra, tem uma característica muito importante, que é debater a formação educacional dos jovens. A cultura faz parte da educação. São experiências como essa que mostram que podemos fazer uma sociedade melhor", pontua o reitor.


Apresentação


Mesclando temas da cultural popular, a exemplo de Sivuca e Luiz Gonzaga, a Orquestra também inseriu em seu repertório temas de filmes e seriados de televisão, como Piratas do Caribe e Game of Thrones, respectivamente. A apresentação foi encerrada com a execução do Hino Nacional Brasileiro. "A Prefeitura de Aracaju tem um projeto muito intenso de ensino da música para os jovens. É um projeto popular de ensino de música para os jovens alunos. Por termos essa característica é que fomos convidados", ressalta o maestro Ion Bressan.


Já Keury Caroline, 11, aluna na Escola de Ensino Fundamental Jaime Araújo, uma das 300 integrantes da Orquestra, disse que nunca imaginava que um dia poderia tocar em uma orquestra. "É uma grande oportunidade pra todos nós. É interessante tocar, aprender a ler partitura. Estou muito feliz. Nunca pensei que um dia estaria aqui", disse. "Escolhi o violino porque o som dele é muito lindo. Meus pais adoraram quando cheguei com o instrumento em casa", registra a jovem estudante.


Frepop

Inspirado no Fórum Social Mundial, o Frepop acontece anualmente desde 2002 estando em sua decima primeira edição nacional e oitava internacional. É articulado por redes de educação popular que atuam no Brasil e na América Latina.

 

Da PMA



19-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter